SRA

Sistema de Gestão Territorial 

 

Sistema de Gestão Territorial é o responsável pelo armazenamento e gerenciamento das informações literais e geográficas do Programa.

O SGT opera em ambiente de Geoprocessamento e terá módulo funcionando no campo, com processamento local, e outros módulos em ambiente Web acessando base de dados dos Órgãos Estaduais de Terras (OET). O SGT é composto de três módulos:

 

TerraSGT

 

Tem como objetivo a carga dos dados levantados em campo e entrada de dados dos documentos literais do Incra e dos laudos fundiários dos OET. São importados os dados do levantamento de campo, analisado o resultado quanto às normas técnicas, desenho do imóvel, montagem da malha fundiária e carga no banco de dados. Possibilita, ainda, a elaboração das peças técnicas (memorial descritivo e planta). Os documentos literais são digitados conforme formulário do Incra e adequado para cada OET como complementação das informações do laudo fundiário. A aplicação possibilita, ainda, a emissão do laudo fundiário a partir de consulta a base de dados.

 

TerraSIG

 

Trata-se de um Sistema de Informações Geográficas – SIG Desktop, com as funcionalidades de carga, consulta e visualização dos dados. Esse aplicativo destina-se ao gerenciamento dos dados literais e gráficos disponíveis na base de dados. Funcionando em ambiente de SIG, deverá contemplar as principais funcionalidades dessa ferramenta tais como: Entrada de dados literal e gráfico, gerenciamento e manipulação das informações e saída literal e gráfica (plotagem). Os dados literais deverão ser capazes de se juntar com feições gráficas, possibilitando a consulta gráfica. 

 

TerraWeb

 

Tem como objetivo a publicação dos dados geográficos via Web.

O SGT encontra-se na fase de implantação nos institutos de terras, com previsão de implantação em 22 Estados, até meados de 2009. Encontra-se em processo de contratação os serviços de manutenção corretiva e evolutiva do SGT.

Ir para o Topo