SAF

Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf)

 

O Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf), instituído pela Portaria nº 654, de 9 de novembro de 2018, é uma importante ferramenta, desenvolvida pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), para identificar os produtos oriundos da agricultura familiar, promovendo o sustento do meio rural, além de promover seu acesso competitivo ao mercado. 

 O Senaf rastreia os produtos da agricultura familiar, com o objetivo de fortalecer a identidade social do segmento perante os consumidores e a população. Para a rastreabilidade da origem, o Selo Senaf é identificado com uma imagem específica, um código QR e um número de série. Cada produto tem sua própria numeração, o estado a que pertence e a data do ano de emissão do selo.

A validade do Senaf é de dois anos, podendo ser renovado. É concedido à agroindústrias e cooperativas/associações, portadoras da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Em breve, agricultores familiares, portadores de DAP Familiar e também empresas que adquiram produtos da agricultura familiar, poderão solicitar a emissão do Selo.

Com o Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf), a gestão dos produtos e serviços da agricultura familiar é feita em plataforma web, mantida pela Sead. Trata-se da Vitrine da Agricultura Familiar, disponível no portal www.vitrine.mda.gov.br.

Ir para o Topo