SAF

Selo da Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf)

 

A agricultura familiar fornece grande parte dos alimentos consumidos no País, no entanto, esta participação é praticamente imperceptível para os consumidores. Para torná-la visível, na alimentação diária dos brasileiros,  a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) por meio da Subsecretaria da Agricultura Familiar (SAF) criou o Selo da Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf). 

O uso do Sipaf é de caráter voluntário e representa um sinal identificador de produtos, cujo objetivo é fortalecer a identidade social da agricultura familiar perante os consumidores, informar e divulgar a presença significativa da agricultura familiar nos produtos.

O Sipaf apresenta-se como a marca da agricultura familiar brasileira, e traz uma promessa de valores específicos como: produção vinculada à predominância de mão de obra familiar, uso racional do solo, resgate cultural de valores da gastronomia, fortalecimento do turismo, redução de desigualdade social, geração de renda respeitando a sociobiodiversidade brasileira.

A validade do Selo é de dois anos, podendo ser renovado. É concedido à empresas e cooperativas, portadoras ou não da DAP, e a agricultores familiares, desde que portadores de DAP, para identificar produtos como verduras, legumes, polpas de frutas e laticínios, entre outros.

Observação: O Sipaf não substitui qualquer exigência legal quanto à produção, industrialização ou consumo no âmbito municipal, estadual ou federal.

Acompanhamento dos Resultados: Sistema de Informações para o Município

 

Comercialização

O Sipaf é um elemento que facilita a escolha dos produtos da agricultura familiar pelos consumidores, cria-se um diferencial competitivo para esses. Sendo desse modo um elemento de diferenciação dos produtos de origem familiar dos produtos industrializados. 
 

Identidade dos(as) agricultores(as) familiares 

O Sipaf propicia a construção de uma identidade de autoafirmação para os agricultores familiares e trazer consigo a possibilidade de ampliar o reconhecimento da categoria ante a sociedade brasileira, garantindo assim que as conquistas obtidas pelos agricultores e agricultoras sejam mantidas e novos espaços sejam conquistados. 

 

Reconhecimento dos(as) agricultores(as) familiares

O Sipaf, assim como os demais selos da agricultura familiar, são símbolos do resultado das lutas da categoria. Nestes termos, o selo propicia a autoafirmação da categoria, trazendo respeito e orgulho para os(as) agricultores(as) e para os demais a sua volta, assegurando o reconhecimento do seu trabalho diário.

 

Conheça mais sobre o Sipaf e entre em contato conosco, através do email: sipaf@mda.gov.br.

 

Ir para o Topo