SAF

Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf)

O Sipaf é um selo que visa reconhecer e identificar os produtos oriundos da agricultura familiar, criando, dessa forma, um diferencial competitivo para os produtos da agricultura familiar nos mercados cada vez mais globalizados. O Sipaf propõe ainda, dar reconhecimento à categoria social dos agricultores familiares, reafirmando assim, sua importância para a produção de alimentos, inclusão de gênero, geração de renda, absorção da mão de obra no campo, inclusão social e econômica e combate à fome. 

 

 

 

Sipaf Mulheres Rurais

É um selo que identifica a participação das mulheres do campo, das águas e das florestas na agricultura familiar, tendo em vista que as relações de produção no campo permanecem marcadas por profundas desigualdades de gênero. Em suas dimensões materiais e simbólicas, esse selo tem por objetivo proporcionar às trabalhadoras rurais uma inserção produtiva mais igualitária. O Sipaf Mulheres Rurais funciona como um identificador da origem social de diversos produtos, garantindo reconhecimento ao trabalho das mulheres no meio rural, fortalecendo seus grupos produtivos e visibilizando as agricultoras familiares brasileiras perante os consumidores e a população.

Quem pode solicitar o Sipaf Mulheres Rurais?
Pessoas físicas do sexo feminino portadoras de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP principal ou assessória "mulher").
Pessoas Jurídicas portadoras de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) que tiverem em seu quadro social 50% mais um de mulheres e uma mulher na direção. 

 

Sipaf Juventude Rural 

É um selo que identifica a participação das juventudes do campo, das águas e das florestas na agricultura familiar. A juventude rural é protagonista na transformação dos espaços rurais e sua permanência no campo é a garantia de continuidade do modelo de produção e de vida da agricultura familiar. Diante disso, o SIPAF Juventude Rural visibiliza a produção das e dos jovens rurais com idade entre 15 e 29 anos, reconhecendo e valorizando sua importância estratégica para o presente e para o futuro de nosso país.


Quem pode solicitar o Sipaf Juventude Rural?
Pessoas físicas com idade entre 15 e 29 anos, portadoras de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP principal ou assessória "jovem").
Pessoas Jurídicas portadoras de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) que tiverem em seu quadro social 50% mais um de jovens e um jovem na direção.
 

 

Sipaf Empresas

É um selo que identifica as empresas que comercializam ou processam produtos oriundos da agricultura familiar. O mesmo visa identificar às empresas que comercializam ou processam produtos oriundos da agricultura familiar e, por conseguinte, dão visibilidade a este tipo de agricultura e possibilitam que o consumidor visualize onde é possível encontrar esses produtos além dos supermercados, feiras e lojas especializadas. Ao conceder o SIPAF para empresas, buscar-se visibilidade aos empreendimentos que compram produtos da agricultura familiar e, por conseguinte, dar visibilidade a agricultura familiar, no dia a dia da sociedade além dos locais onde se compra os produtos para processamento. 

Quem pode solicitar o Sipaf Empresas?
A concessão da identificação das empresas que comercializam e/ou processam produtos oriundos da agricultura familiar está condicionada a compra de produtos da agricultura familiar no valor mínimo de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) por ano de agricultores familiares pessoa física ou jurídica.

 

Sipaf Sociobiodiversidade

É um selo que identifica os produtos da sociobiodiversidade, os produtos in natura  ou seus derivados que estejam listados na Portaria Interministerial nº 163, de maio de 2016 e Anexo IV da Portaria nº 123, de 5 de julho de 2016. O Sipaf Sociobiodiversidade visa desenvolver atividades que incentivem o consumo sustentável dos produtos ligados à cadeia produtiva da sociobiodiversidade, fortalecendo desse modo, o seu sistema integrado e os atores da cadeia, com a valorização da identidade cultural e os saberes locais.
 

Ir para o Topo