SAF

Zoneamento Agrícola de Risco Climático

 

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) é um instrumento técnico científico de política agrícola e de gestão de riscos na agricultura. O ZARC indica épocas de plantio das culturas nos diferentes tipos de solo e ciclos dos cultivares, para cada município zoneado, de forma a minimizar os riscos de perdas causadas por eventos climáticos. 

Dessa forma, é disponibilizado um mapeamento de risco climático, definindo datas de plantio mais adequadas para cada uma das culturas. O trabalho começa com o levantamento e análise do histórico de dados diários do clima (especialmente a pluviometria e temperatura), considerando também a capacidade de retenção de água do solo e as demandas climáticas das cultivares em cada fase do ciclo fenológico. 

Considerando o comportamento provável do clima em cada época do ano e a forma como irá influenciar cada fase crítica de desenvolvimento das culturas, o ZARC define datas de plantio de forma a diminuir o risco de que uma adversidade climática coincida com uma fase crítica da planta, evitando assim a diminuição do potencial produtivo da cultura.     

Para consultar indicações de datas de plantio do ZARC, veja as portarias disponíveis na página do Zoneamento Agrícola do Portal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


Outras informações importantes: 

Instrução Normativa nº 2, de 2008 – Define tipo de solo para o ZARC em função da granulometria.

Tipo de Solo - Aplicativo em Excell que retorna o tipo de solo do ZARC em função do teor de argila e areia.

Tabela de Enquadramento no SEAF – Condições de enquadramento de lavouras da agricultura familiar.

Ir para o Topo