SAF

As diversas etapas de operacionalização do SEAF são objeto de atividades de monitoramento.

O Banco Central fiscaliza o cumprimento das normas, a contabilização e outras responsabilidades dos agentes financeiros.  A SAF/MDA supervisiona atividades relacionadas à comprovação de perdas e realiza um monitoramento junto aos agentes do Programa com o objetivo de promover o bom funcionamento do seguro e o pagamento de indenização justa para o agricultor segurado, conforme disposto na norma. 

Essas ações desenvolvidas pela SAF incluem monitoramento agroclimático, acompanhamento do desempenho das lavouras onde ocorrem pedidos de cobertura, visitas técnicas aos agentes do Programa, vistorias in loco nas lavouras, análise de processos do seguro e verificação da qualidade dos relatórios de comprovação de perdas. 

A cada safra, uma amostra dos contratos é selecionada para análise por profissionais a serviço da SAF/MDA e passa por vistoria nas lavouras seguradas, com o objetivo de acompanhar e orientar o trabalho dos técnicos de comprovação de perdas e agentes financeiros.  Devem ser fornecidas ao encarregado do monitoramento as informações e documentação que forem solicitadas. 

O monitoramento torna possível a adoção de medidas preventivas contra irregularidades, além de subsidiar o controle da qualidade da comprovação de perdas e dos processos de cobertura e levantar informações para aprimoramento do SEAF.

Ir para o Topo