SAF

Como funciona o SEAF?

 

A adesão ao SEAF é feita no financiamento de custeio agrícola do Pronaf. É formalizada após o pagamento de uma taxa sobre o valor segurado, a qual corresponde a uma parte do prêmio de seguro - a outra parte é coberta pelo Governo Federal. 

O SEAF oferece uma cobertura padrão e uma cobertura adicional.  Ambas cobrem a renda da lavoura segurada. A cobertura adicional do SEAF foi criada para auxiliar no pagamento de prestações de operações do Pronaf Investimento e do Crédito Fundiário, visando apoiar o agricultor familiar na realização de investimentos para modernização e aumento da produção de alimentos.

Na cobertura padrão, o valor segurado pode chegar a até 80% da receita bruta esperada do empreendimento, sujeito a limites conforme o tipo de cultura. 

Na cobertura adicional para investimento, o valor segurado inclui verba correspondente à parcela de financiamento de investimento, limitada a R$ 5.000,00 por agricultor/ano e à margem segurável na operação (igual a 95% da receita bruta esperada da lavoura segurada menos o valor já segurado na cobertura padrão do SEAF).

O SEAF cobre eventos climáticos adversos como chuva excessiva, seca, geada, granizo, variação excessiva de temperatura, ventos fortes, ventos frios e doença ou praga sem método difundido de combate, controle ou profilaxia, técnica e economicamente exequível.  


Ocorrendo algum desses eventos, ao ponto de comprometer mais de 30% da receita bruta esperada no empreendimento agrícola, o agricultor familiar poderá solicitar a cobertura do seguro, efetuando a Comunicação de Ocorrência de Perdas – COP junto ao agente financeiro.     

O agricultor deve aguardar a visita do técnico que efetuará a vistoria de comprovação de perdas.  Somente após a liberação da área, poderá ser iniciada a colheita.     

Não havendo irregularidades na lavoura nem na documentação, o agricultor familiar poderá receber a cobertura do seguro, calculada como valor segurado menos valor apurado da produção obtida.

Mais informações 
Fones: 61 2020-0895/ 0932 

Órgãos Públicos de Assistência Técnica Rural
Secretaria de Agricultura do Município 
Sindicatos, Associações e Cooperativas
Agências dos bancos que operam o SEAF

Ir para o Topo