SAF

A união entre a assistência técnica e extensão rural e a pesquisa é uma ação estratégica do Programa de Ater do Plano Plurianual (PPA). Tem como objetivo aumentar a oferta e o acesso dos agricultores a tecnologias apropriadas, com base na Pnater. Essa oferta vem sendo organizada a partir da articulação entre agentes de Ater com a pesquisa e a agricultura familiar, possibilitando adequar o desenvolvimento de tecnologias às demandas dos agricultores. 

A parceria do DATER/SAF/MDA com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq proporcionou o lançamento de dez editais voltados para agricultura familiar e com princípios da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural e Agroecologia. O montante de recursos investidos foi de R$ 72.723.581,01 em 672 projetos em todas as unidades federativas, envolvendo instituições de ensino, de assistência técnica e extensão rural (Ater), instituições de pesquisa e organizações de agricultores familiares. No intuito de aperfeiçoar o monitoramento e avaliação destes Núcleos de Estudo em Agroecologia (NEAs) o MDA tem avaliado os editais. Disponibilizamos as avaliações realizadas nos NEAs do Edital MDA/SAF/CNPq nº 58/2010, chamada 2 e no edital MCT/CNPq/MDA/MDS nº 36/2007.


Eugênio Alvarenga Ferrari -Documento contendo AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA INOVADORA
PROMOVIDOS pelo Edital MCT/CNPq/MDA/MDS Nº 36/2007.

Eugênio Alvarenga Ferrari - Documento contendo "Relatório da Avaliação dos Projetos de Extensão Universitária do Edital PROEXT 2010 – MEC/SESu - Edital N° 5/2010" 
 
Denise cidade Cavalcanti - Documento contendo resultados sistematizados de Seminário com coordenadores do Edital MDA/SAF/CNPq n°58/2010, chamada 2.

"O livro Pesquisa e extensão para agricultura familiar: no âmbito da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural" vai ao encontro das expectativas de governo e sociedade em Avaliação de Políticas Públicas. Esta obra reflete um esforço dos coordenadores, da equipe de bolsistas de graduação e pós-graduação, professores, agentes  de Ater e parceiros dos Núcleos de Pesquisa e Extensão em Agroecologia. Esta política agroecológica se trata de uma importante ação dentro do Plano Nacional de Inovação para a agricultura familiar sob responsabilidade da coordenação de Inovação e Sustentabilidade". Acesse o livro.

Ir para o Topo