SAF

O projeto tem a finalidade de qualificar extensionistas de campo para atuarem como agentes de Ater, na perspectiva agroecológica, do desenvolvimento sustentável e dos demais princípios da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater). Funciona por meio de parcerias com instituições estaduais de assistência técnica e extensão rural. 

Propõe ações de acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo extensionista formador e pelos extensionsitas de campo, além de conhecimento e análise das dinâmicas socioeconômicas e ambientais que envolvem o dia-a-dia das famílias agricultoras acompanhadas. 

• Extensionistas formadores: profissionais de instituições estaduais de Ater. 

• Extensionistas de campo: profissionais vinculados às instituições não estaduais de Ater, como prefeituras, organizações não governamentais, cooperativas, associações, escolas família agrícola, sindicatos de trabalhadores rurais. 

 

O Projeto está sob a responsabilidade da Coordenação de Formação de Agentes de Ater, do Dater, em conjunto com os articuladores da Rede Temática de Agentes de Ater nos estados. A tarefa do grupo é promover o debate sobre as linhas estratégicas do Projeto e a negociação de parcerias e recursos humanos e financeiros que assegurem o desenvolvimento das atividades propostas. 

 

 

Metodologia

 

Neste Projeto, a formação dos extensionistas tem como base: 

• as dimensões do desenvolvimento sustentável 

• os princípios da agroecologia 

• a reorientação da prática extensionista a partir de metodologias participativas

• as políticas públicas dirigidas para os agricultores familiares 

• a crítica à prática extensionista baseada no difusionismo, característica da Ater convencional

 

Comitê de Articulação Estadual

 

Desenvolve ações do Projeto e fortalece parcerias na constituição da Rede Cultivando Saberes. É composto por extensionistas formadores, articuladores das Redes Temáticas e técnicos das empresas estaduais de Ater. 

 

Rede Cultivando Saberes

 

Articula as políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar nos municípios e comunidades rurais. Formada por extensionistas formadores, técnicos de instituições estaduais de Ater, representantes da Coordenação Geral e extensionistas de campo selecionados pelo Projeto, a Rede está aberta à participação de representantes das organizações parceiras da instituição estadual de Ater, agricultores familiares e suas organizações representativas.

Ir para o Topo