NEAD

Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) é um órgão da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) que busca contribuir para a avaliação, o monitoramento e aperfeiçoamento das políticas de desenvolvimento rural, promovendo estudos e pesquisas sobre temáticas de  reforma agrária, agricultura familiar, transgênicos, juventude rural, mulheres rurais e demais aspectos sociais, políticos e econômicos ligados ao desenvolvimento rural sustentável. 

 

O objetivo do NEAD é também qualificar o trabalho técnico dos diversos segmentos que atuam no meio rural, promover a integração entre os centros de pesquisa e ampliar a participação dos atores sociais nos espaços de gestão das políticas de reforma agrária, de fortalecimento da agricultura familiar, de promoção da igualdade e de atendimento às comunidades rurais tradicionais, buscando consolidar uma agenda de desenvolvimento. 
 

Estimular o processo de autonomia social 

O NEAD atua sobre uma agenda política que busca ampliar cada vez mais o reconhecimento social da reforma agrária e da agricultura familiar. Para fomentar e estimular o processo de autonomia social das organizações sociais, é permanentemente construída e fortalecida uma rede de cooperação técnica e científica com vários centros de pesquisa e acadêmicos e movimentos sociais no país, estabelecendo uma relação contínua em torno de uma agenda comum e de ações compartilhadas para o desenvolvimento rural. O eixo dessa articulação passa pela consolidação de um novo padrão de desenvolvimento para o país, a partir da inclusão social no campo. 


Democratizar o acesso às informações 

A criação de uma memória dinâmica sobre a reforma agrária, agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável integra os objetivos do NEAD, garantindo assim o acesso às informações e experiências, por meio das publicações disponíveis no portal NEAD para download, do Boletim NEAD Notícias Agrárias, e dos diversos eventos técnico-acadêmicos organizados ou apoiados pelo Núcleo. 
 

Debater a promoção da igualdade 

O NEAD amplia seu enfoque e passa a apoiar a discussão e a formulação das políticas de promoção da igualdade no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Agrário, com destaque para a atuação junto às mulheres trabalhadoras rurais. 


Aprofundar os impactos dos acordos comerciais sobre a agricultura familiar 

O NEAD viabiliza estudos que subsidiem a participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário nos fóruns nacionais e internacionais sobre os acordos comerciais. São identificados os impactos sobre a agricultura familiar e as políticas internas de desenvolvimento, a análise de produtos sensíveis e a formulação de propostas a serem discutidas com o Ministério de Relações Exteriores, que conduz as negociações, e outros ministérios envolvidos.

Ir para o Topo