DPMR

O Programa Organização Produtiva de Mulheres Rurais apoia as organizações produtivas das mulheres e promove o fortalecimento das redes, por meio de ações voltadas para a gestão, produção e comercialização. O objetivo é que as mulheres tenham acesso às políticas publicas a fim de promover a autonomia econômica das trabalhadoras rurais e garantir o seu protagonismo na economia rural, por meio das seguintes ações: 

Identificação de organizações produtivas de mulheres rurais: 

– Mapeamento de grupos produtivos de mulheres rurais com o objetivo de facilitar a articulação institucional, conhecimento das demandas de projetos, em parceria com o Sistema Nacional de Informações da Economia Solidária (SIES). 

Formação e capacitação em políticas públicas para fortalecimento das organizações de mulheres:

– Elaboração de projetos e planos de trabalho para a celebração de convênios que qualifiquem a demanda e ampliem o acesso às políticas públicas. O objetivo é orientar e acompanhar as mulheres trabalhadoras rurais interessadas em políticas voltadas para a organização produtiva e fortalecimento econômico. 

Estudos sobre o acesso às políticas de apoio à produção e comercialização: esses estudos buscam avaliar o acesso e as medidas necessárias para a qualificação das políticas. 

Comercialização: realização de feiras estaduais de economia feminista e solidária e apoio à participação em feiras promovidas pelo governo federal. Promoção de articulação institucional para ampliar o acesso dos grupos produtivos de mulheres rurais ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Ir para o Topo