CONDRAF

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) realizarão, de março a outubro deste ano, a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (2ª CNDRSS). 

O objetivo central da 2ª Conferência é a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, de forma participativa, envolvendo nesse processo representações das diversas instâncias de governo, além da sociedade civil organizada. Entre março a outubro de 2013 serão realizadas conferências territoriais, intermunicipais, municipais, estaduais, distrital, setoriais e livres.

Serão agricultores familiares, assentados da reforma agrária, camponeses, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais, mulheres, jovens, representantes do poder público e da sociedade dos 26 estados do país e do Distrito Federal planejando o Brasil rural e seu papel no desenvolvimento nacional.

A 2ª CNDRSS se insere na estratégia de fortalecimento de espaços e formas de diálogo e participação social, que vem sendo desenvolvida nos últimos anos pelo Governo Federal, reafirmando e atualizando as resoluções da 1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário que resultaram, especialmente, na formulação da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural – PDBR, base para a construção do Plano Nacional.

 

Objetivo

O objetivo geral da 2ª Conferência é a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - PNDRSS, materializando concepções, princípios e diretrizes estratégicos da PDBR, com indicação de metas de curto, médio e longo prazos, com projeção até 2030.

 

Etapas

A 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário será realizada num processo de abril a dezembro de 2013, iniciando com a realização de conferências territoriais, intermunicipais, municipais, setoriais, temáticas, livres, estaduais, distrital e nacional, finalizando com a elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - PNDRSS. 

 

Etapas

Período de realização

Conferências Territoriais, Intermunicipais, Setoriais, Temáticas e Livres

 

abril, maio e junho de 2013

Conferências Estaduais e Distrital

julho e agosto de 2013

 

Conferência Nacional

 

outubro de 2013

Elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - PNDRSS

novembro e dezembro de 2013

 

Eixos Temáticos

A Conferência será norteada pelos seguintes eixos:

1) Desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil rural e fortalecimento da agricultura familiar;

2) Reforma agrária e democratização do acesso à terra e aos recursos naturais;

3) Abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento rural e promoção da qualidade de vida;

4) Gestão e participação social;

5) Autonomia das mulheres rurais;

6) Autonomia e emancipação da juventude rural;

7) Promoção do etnodesenvolvimento.

 

Público

A Conferência contará com a participação de 1.500 participantes, sendo 1.200 delegados(as), 200 convidados(as) e 100 observadores(as).

Serão agricultores familiares, assentados da reforma agrária, camponeses, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais, mulheres, jovens, representantes do poder público e da sociedade dos 26 estados e do Distrito Federal planejando o Brasil rural e seu papel no desenvolvimento nacional.

 

Cotas

Haverá paridade de gênero e cota de 20% de jovens na eleição de delegados(as) das conferências territoriais e intermunicipais para as conferências estaduais e na delegação das conferências estaduais para a conferência nacional.

A cota mínima de delegados(as) representantes dos povos e comunidades tradicionais é de 80 pessoas na conferência nacional.

 

DOCUMENTOS:

Documento de Referência

Manual de Orientações e Regimento Interno da 2ªCNDRSS 

  

IDENTIDADE VISUAL: 

Identidade visual - imagem 1

Identidade visual - imagem 2

 

PEÇAS:

Faixa de Mesa

arquivo: .pdf

arquivo: .ai

 

Modelo de Certificado

arquivo: .pdf

arquivo: .ai

 

Papel timbrado

arquivo: .jpg

arquivo: .ai

 

Banner

arquivo: .ai

Ir para o Topo