Plano Diretor de Tecnologia da Informação

 

Este documento apresenta o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (PETIC) e o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTIC) da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), para o biênio 2017-2018, elaborados por solicitação do Comitê de Tecnologia da Informação da SEAD, com a participação ativa do órgão, através de coleta das necessidades levantadas e consolidadas pela equipe de elaboração do PDTIC.

A elaboração e a atualização regular do PDTIC pelos órgãos federais são orientações estabelecidas no âmbito do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação –SISP, que agrega as atividades de planejamento, coordenação, organização, operação, controle e supervisão dos recursos de TIC dos órgãos e entidades da administração pública federal.

O Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação (PETIC) é um processo executivo e interativo para estruturar estratégica, tática e operacionalmente as informações e conhecimentos organizacionais, de TI de um Órgão. O Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTIC) é um documento de governança e gestão dessas informações. Na Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, o PDTIC foi precedido pelo Planejamento e Mapa Estratégico (2017-2018). No seu escopo, consta o planejamento das ações necessárias à ratificação e refinamento dos principais processos de negócio da Secretaria.

Sob a vigência do PDTIC 2014-2016, a Coordenação-Geral de Modernização e Informática da SEAD foi responsável pela execução de ações que demonstraram gradual e consistente avanço, com destaque para as iniciativas estruturantes relacionadas à governança de tecnologia da informação, ao avanço do mapeamento de processos e ao início da adequação da infraestrutura de TI para ofertar serviços de alta disponibilidade com a oferta ambiente de virtualização de servidores nessa configuração.

O principal objetivo a ser alcançado com a implantação e implementação deste PDTIC é, dotar a CGMI de processos e recursos que possibilitem o atendimento das necessidades de negócio da SEAD, primando pela disponibilidade, confiabilidade e sustentabilidade dos serviços de TIC oferecidos. Além disso, também temos como elementos motivadores a importância do patrocínio para as ações de TIC, compartilhamento das responsabilidades e alinhamento estratégico de TIC com as demais ações do órgão e aspectos legais. Em suma, os principais pontos apresentados neste PDTIC são:

1. Elementos estratégicos norteadores do Plano (princípios, diretrizes e objetivos estratégicos de TIC);

2. Inventário das Necessidades de TIC;

3. Plano de Metas e Ações para cumprimento das necessidades elencadas;

4. Plano de Gestão de Pessoas, que dispõe sobre os recursos humanos necessários para a execução do PDTIC e necessidades de capacitação;

5. Plano de gestão de riscos;

6. Alinhamento das necessidades de TIC às estratégias da SEAD.

Por fim, este Plano diretor de tecnologia da informação-PDTIC está alinhado ao Planejamento estratégico de tecnologia da informação-PETIC, ao Planejamento estratégico institucional-PEI ( 2017-2018 ) da Secretaria Especial de agricultura familiar e desenvolvimento agrário e à Estratégia de Governança Digital-EGD, e tem como função de complementar o planejamento estratégico da organização, declarar os objetivos e as iniciativas estratégias da área de TIC, alinhar os investimentos com as necessidades da organização, identificar oportunidades de uso da TI e definir planos de ação de curto, médio e longo prazo.

 

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