A técnica que leva ao desenvolvimento

segunda-feira, 5 Dezembro, 2016 - 09:00

Universalizar a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), assegurar a continuidade das políticas públicas, garantir o reconhecimento da importância do trabalho rural para a economia brasileira e o para bem-estar da população. Os desafios para a agricultura familiar no Brasil são muitos. E por reconhecer que os extensionistas são peças fundamentais para alcançar tais objetivos, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), com o mote do Dia do Extensionista Rural, comemorado no dia 6 de dezembro, promove a campanha #EntensionistaRural: Transformando o campo.

Ao longo desta semana, serão contadas em nossos meios de comunicação diversas histórias de sucesso com extensionistas e produtores rurais que mostram como a assistência técnica pode transformar a vida das pessoas. Extensionista há mais de 20 anos, José Ricardo Roseno, secretário especial da Sead, reconhece a importância dos colegas de profissão para a sociedade brasileira: “Os extensionistas são profissionais que aliam ação técnica e políticas públicas, integram os investimentos públicos e os fazem chegar ao campo, mobilizando as lideranças e as comunidades beneficiadas. Já não é novidade para ninguém, que aqueles produtores que recebem assistência técnica e extensão rural regularmente possuem renda por hectare de até quatros vezes maior do que aqueles não recebem”, diz.

De acordo com o Sistema Informatizado de Assistência Técnica e Extensão Rural (Siater), existem cerca de 1,3 mil entidades credenciadas, totalizando aproximadamente 20 mil extensionistas. Segundo dados da Associação Brasileira de Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), são quase seis mil escritórios regionais administrados pelas Emateres, nas 27 unidades do país.

Para Roseno, a extensão rural é crucial para que a agricultura familiar alcance a produção e seja o segmento que, de fato, mantém o funcionamento das demais atividades produtivas no país. “É da produção familiar que sai, por exemplo, mais de 80% da mandioca e 70% do feijão e das hortaliças que vão à mesa dos brasileiros. A Ater é um processo educacional, prevista em lei e construído na relação direta e periódica entre o extensionista e o agricultor familiar”, destaca o secretário.

Referência para o mundo

Os serviços de Ater do Brasil têm sido destaque em órgãos e eventos internacionais. No último encontro promovido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em setembro, no México, José Ricardo Roseno foi destaque ao apresentar a proposta de criação de uma Plataforma Internacional de Ater e destacar políticas públicas do Governo Federal brasileiro para o meio rural.

Como a inovação é um dos pontos prioritários para o departamento de Ater da Sead, de acordo com o secretário Roseno, a proposta da plataforma vai de encontro ao objetivo de reunir as boas práticas do serviço e estimular o intercâmbio de experiências. “A função deste instrumento será promover diálogo, a troca de experiências, o acesso às boas práticas de Ater, assim como gerar a capacitação de agentes e gestores de Ater e dos agricultores”, explica.

Outra reunião que teve a participação da Sead foi a 7ª Reunião Anual da Rede Latino Americana para Serviços de Extensão Rural (Relaser), realizada no final de novembro, também no México. À frente da assessoria internacional da Sead, o engenheiro agrônomo Hur Ben Corrêa da Silva chamou a atenção para o fato da extensão rural brasileira se situar em posição de liderança no tema no mundo, por sua abrangência, pluralidade institucional e de oferta de serviços.

Expertise

Para chegar à frente da principal entidade da agricultura familiar no país, o secretário especial José Ricardo Roseno se respalda em uma trajetória construída da extensão rural. Extensionista de carreira, ingressou na Emater-MG em 1995, no escritório local do município de Rio Preto (MG), e seguiu pela Unidade Básica, gerência regional, diretoria técnica, presidência da Emater-MG e, ainda, a presidência da Asbraer, entidade que representa as 27 instituições públicas estaduais de assistência técnica e extensão rural do país.

Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação
Contatos: (61) 2020-0122 / 0128 e imprensa@mda.gov.br

Ouça também a matéria de rádio:

 

Ir para o Topo