Notícias

A fim de fortalecer a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no estado de São Paulo, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), firmou nesta sexta-feira (24), um compromisso público com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA-SP). No evento, representando o Governo Estadual, o secretário da SAA-SP, Arnaldo Jardim, assinou o termo em parceria com o secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac.
Agricultores familiares e técnicos da Emater-RN participaram do "Dia de Campo" sobre a Cajucultura e Agroindustrialização de Frutas, visando a geração de trabalho e renda. O evento, realizado nesta quinta-feira (23), na sede da Associação para o Desenvolvimento da Mulher de São José de Pedregulho, localizada no Assentamento São José de Pedregulho, no município de Ceará–Mirim.
Entre os dias 20 e 24 de novembro, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) promoveu o curso de formação para os extensionistas que atuarão no projeto D. Helder Câmara no estado do Espírito Santo. O curso faz parte do plano de trabalho do eixo Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do projeto, que está sendo realizado pela Anater em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Trabalhadores da Cooperativa de Pescadores e Produtores da Agricultura Familiar (Cooppaf), com sede em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, venderam 5 toneladas de filés de tilápia para a Secretaria Municipal de Educação do município de Duque de Caxias (SME), na Região Metropolitana do Rio, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Conhecer as novas medidas e debater as estratégias e metas para o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), esses são os objetivos da Oficina Técnica do PNCF, que acontece nos dias 23 e 24 de novembro, no auditório da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina (SAR), em Florianópolis (SC).
Uma roda de diálogo reuniu representantes da Secretaria Especial de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sead) e líderes de movimentos sociais, agricultores familiares e técnicos agrícolas, entre os dias 20 e 22 de novembro. O encontro aconteceu no Seminário Caminhos para a Sustentabilidade no Campo, realizado pelo Centro Sabiá, no assentamento Normandia, localizado no município pernambucano de Caruaru. 
A agricultura familiar está presente, de forma essencial, em todos os países da América do Sul, sendo a maior provedora dos alimentos que chegam à mesa dos mais de 422,5 milhões de pessoas que vivem no continente. Neste segundo semestre de 2017, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) que representa o Brasil, presidindo, de forma Pro Tempore, a Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf), mostra a importância desse setor para o Brasil e também para os países hermanos que compõem a organização.
O mercado internacional poderá experimentar mais uma vez o gostinho dos produtos brasileiros. No ano de 2018, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) participará da Biofach - a maior feira de alimentos orgânicos do mundo - que acontece anualmente, há 25 anos, na Alemanha. A Sead organizou a estrutura de estande da Agricultura Familiar do Brasil na feira, e apoia a participação de empreendimentos da agricultura familiar que participarão a comercializarem suas mercadorias e fazer prospecção de contratos futuros.
A capital do país foi palco da Conferência Internacional de Cooperação Sul-Sul e Triangular - Impulsionando Inovações do Sul Global para Apoio à Transformação Rural. O evento que aconteceu durante os dias 20 e 21 de novembro teve como objetivo identificar e discutir soluções inovadoras, com foco especial no aumento da produção e da produtividade agrícola. A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), esteve   presente   apresentando   as   políticas   da   agricultura   familiar   brasileiras.
Com o objetivo de promover o diálogo político e financiar as iniciativas conjuntas desenvolvidas pelos países membros da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf), o Fundo da Agricultura Familiar (FAF) foi criado em 2008 (Decisão. 45/2008), no Brasil, durante a Cúpula de Presidentes do Mercosul. Entretanto, foi regulamentado pelo Conselho do Mercado Comum (CMC) somente em julho de 2009 (Decisão 06/2009), no Paraguai. 
Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro - data da morte do Zumbi dos Palmares, último líder do maior quilombo do período colonial -  a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) realizará a entrega do primeiro Selo Quilombos do Brasil para o Estado de Alagoas.     
A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) distribuiu, nesta sexta-feira (17), 14 toneladas de sementes crioulas de milho, feijão e arroz para 22 cidades do Nordeste do estado de Goiás. O evento que aconteceu na cidade de Simolândia, foi uma parceria do Governo Federal com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e com o Movimento Camponês Popular (MCP). 
Otimismo e integração marcaram o segundo e último dia da Oficina Técnica do PNCF, realizada de 16 a 17 no Recife. Entre os representantes das Unidades Técnicas Estaduais e delegados da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) dos estados da área da Sudene e da região Norte do País, a expectativa é positiva quanto ao projeto de reestruturação do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
A estiagem prolongada e as altas temperaturas do semiárido mineiro têm desafiado produtores, técnicos e pesquisadores a buscarem soluções de convivência com os rigores da seca para garantir a manutenção da produção, especialmente da agricultora familiar, base principal da economia da região.
Na tarde desta quinta-feira (16), o secretário Jefferson Coriteac, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), anunciou em cerimônia no Palácio do Buriti, em Brasília, a parceria com o Governo do Distrito Federal. Mais de R$ 1 milhão de recursos da pasta serão investidos na agricultura familiar da região. No evento, que contou com a presença do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, também foi assinado o decreto que regulamenta a Lei de Agroecologia e Produção de Orgânicos no DF (Lei nº 5.801/2017).

Páginas

Ir para o Topo