Notícias

A Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Santa Catarina (DFDA-SC), nesta última segunda-feira (23), deu início a capacitação para emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para agricultura familiar e pesca artesanal.
A Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Santa Catarina (DFDA-SC) participou, entre os dias 17 e 18 de abril, do Seminário de Construção de Mercados para Alimentos Bons, Limpos e Justos, promovido pelo movimento Slow Food Brasil.
Nesta semana, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) inicia as ações do Programa de Ater Mais Gestão, que prevê atendimento gerencial voltado para qualificação da gestão de empreendimentos da agricultura familiar, com foco no mercado.O programa inicia no estado de Santa Catarina, com um curso de formação para extensionistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), no período de 23 a 27 de abril, na cidade de Chapecó.
A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) participou do II Encontro da Agricultura Familiar de Itanhaém (SP), realizado nesta sexta-feira (20). Na oportunidade, foi apresentado o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) Mulheres Rurais e a #Campanha Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos. 
A Capital Federal do Brasil comemora 58 anos neste sábado (21). Fundada no ano de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, a cidade projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer em parceria com o urbanista Lucio Costa, avançou, cresceu e se transformou. Conhecida pelo seu estilo urbanístico, a cidade é considerada patrimônio histórico e cultural pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), desde 7 de dezembro de 1987.
Representantes dos governos do Brasil e da Colômbia se reuniram, nesta sexta-feira (13), na sede da Universidade Nacional da Colômbia, em Palmira, para trocar experiências no âmbito da promoção da agricultura familiar e dar início as bases de um acordo de cooperação sobre o assunto entre os países.
Em agosto de 2017, a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Mato Grosso do Sul (DFDA-MS), iniciou uma força tarefa para divulgação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de formação de estoques executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por intermédio de recursos da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), para as organizações da agricultura familiar no Mato Grosso do Sul.
Coordenadores e agentes de pesquisa do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC) foram capacitados, nesta terça-feira (17), em Recife, no 1º Seminário Regional do Projeto Monitora Universidade de Brasília  (UnB) e Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). O evento aconteceu na Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA) em Pernambuco.
Agricultores familiares, representantes de prefeituras e extensionistas rurais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro conheceram, nesta segunda-feira (16), o novo formato do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), política complementar à reforma agrária que permite que pequenos agricultores possam comprar imóveis rurais para o início ou a expansão de empreendimentos produtivos.
A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) divulgou, nesta terça-feira (17), a lista dos produtos contemplados no mês de abril pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). Os cultivos inseridos tiveram queda no preço de mercado e por isso, os agricultores que plantam os alimentos têm direito a descontos no pagamento do crédito adquirido por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Produtora de polpas de frutas, a Cooperativa de Produtores Agropecuários de Mesquita (Coopamesq) tornou-se, na manhã desta sexta-feira (13), permissionária do Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) para utilização nas embalagens ou na divulgação dos seus produtos.
Na última semana, a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Estado de Santa Catarina (DFDA/SC) realizou uma reunião no município de Governador Celso Ramos para tratar de assuntos pertinentes à pesca artesanal. A maior parte da população do município é ligada à tradição pesqueira sendo a maior renda de movimentação tributária.
A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) iniciou, nesta sexta-feira (13/04), a chamada pública para seleção de entidades executoras de Ater para o projeto D. Helder Câmara. Podem participar do processo as entidades devidamente credenciadas no Sistema de Gestão da Ater da Anater, e que disponham de equipes compostas por técnicos de nível médio e superior, com formação multidisciplinar para execução dos serviços.
Representada pela Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário do Paraná (DFDA-PR), a Sead compareceu nos dias 11 e 12 de abril à Expo Londrina 2018, onde, além de participar de eventos relacionados ao turismo rural e à produção leiteira, fez a entrega do Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) e assinou o Acordo de Cooperação para posterior entrega dos kits-feira. 
Os povos do campo, da água e da floresta voltam a contar com um importante espaço de formulação, articulação e proposição de políticas estruturantes para o desenvolvimento rural, a reforma agrária e a agricultura familiar, com a retomada, nesta quinta-feira (12), das atividades do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).

Páginas

Ir para o Topo