Notícias

Nesta semana, foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) a resolução que regulamenta as novas condições de financiamento para acesso ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), política pública que contribui com o combate à pobreza rural, a sucessão e consolidação da agricultura familiar e a produção de alimentos de forma sustentável. 
O Conselho Monetário Nacional aprovou, nesta quinta-feira (22), mudanças significativas no Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Entre elas estão: a ampliação dos tetos, em especial o de financiamento que passou de R$ 80 mil para R$ 140 mil; as três novas linhas de acesso; e o prazo para pagar a terra, que agora é de 25 anos. As alterações vêm para atender à antigas reivindicações do movimentos sociais.
A  Cooperativa dos Trabalhadores Assentados na Região de Porto Alegre (Cootap), por intermédio de chamada pública realizada pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), foi uma das nove cooperativas da agricultura familiar presentes na Biofach 2018. O evento aconteceu em Nuremberg, Alemanha, entre os dias 14 e 17 de fevereiro, sendo considerado a maior feira no setor de orgânicos do mundo.
Pelo quarto ano consecutivo a Cooperativa da Agricultura Familiar Indígena e Assentados do Nordeste Brasileiro (Coodapis) participou da maior e mais importante feira do setor de orgânicos do mundo, a Biofach 2018. O evento aconteceu no mês de fevereiro, em Nuremberg, Alemanha. Nove empreendimentos brasileiros foram selecionados por meio de chamada pública da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).
Depois de quatro dias de fóruns, novos sabores e negociações, a Biofach 2018, chegou ao fim, neste sábado (17). Considerada a maior feira de produtos orgânicos do mundo, o evento aconteceu em Nuremberg, Alemanha. Neste ano, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) pode proporcionar a ida de nove cooperativas brasileiras, que foram selecionadas por meio de chamada pública e levaram para a Europa os sabores típicos do país.
Neste ano, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) vai intensificar as ações voltadas para a agricultura familiar, com ampliação dos projetos até 2020.
A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), liberou o pagamento do Garantia-Safra, relativo a safra 2016/2017 conforme a portaria nº 80 de 9 de fevereiro de 2018, publicado no Diário Oficial. Neste ano 39.116 agricultores familiares de 83 municípios serão beneficiados e o mês de fevereiro marca o início de operações para esse ano agrícola. 
A partir desse ano, agricultores familiares de Minas Gerais passarão a contar com um importante apoio para qualificação da sua produção. Nesta quinta-feira (15), a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) firmou parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) e o estado passou a integrar o projeto D. Helder Câmara, que irá beneficiar 1.795 famílias de agricultores de 58 municípios do Semiárido mineiro.
Aconteceu nesta terça feira (13), o Green Latin America - Workshop sobre bioeconomia, na cidade de Nuremberg, Alemanha. O evento é uma promoção da ONG Planeta Orgânico com o apoio da Agência de Cooperação Alemã GIZ, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) e da empresa Itaipu Binacional. O evento antecede a maior feira de orgânicos do mundo, a Biofach 2018.
A comunidade quilombola Furnas do Dionísio, localizada no município de Jaraguari (MS), recebeu, na última sexta-feira (9), o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf). Com 96 famílias, Furnas tem a economia baseada em atividades rurais, como cultivo de hortaliças e produção de derivados da cana-de -açúcar e da mandioca. 
Os representantes das nove cooperativas selecionadas por meio de chamada pública pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), chegaram à Alemanha mais cedo para a maior feira de orgânicos do mundo, a Biofach 2018. Antes do começo do evento, que teve início nesta quarta-feira (14), os produtores e parte da comitiva da secretaria estão realizando algumas visitas técnicas para conhecer as tecnologias, políticas e experiências comerciais do país europeu.  
Começou, nesta quarta-feira (14), a maior feira de orgânicos do mundo, a Biofach 2018. Por meio de chamada pública, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), selecionou nove cooperativas que representarão a agricultura familiar brasileira, que além de responsável pela produção de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, atravessa o oceano Atlântico, apresentando sabores típicos do Brasil. O evento segue até sábado (17), em Nuremberg, Alemanha.
A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) divulgou, nesta quinta-feira (8), a lista dos produtos contemplados no mês de fevereiro pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). Os cultivos inseridos tiveram queda no preço de mercado e por isso, os agricultores que plantam os alimentos têm direito a descontos no pagamento do crédito adquirido por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Com sede no município de Uauá, norte da Bahia, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá – Coopercuc, já vive as expectativas para a Biofach 2018, que acontecerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro, em Nuremberg, Alemanha. O empreendimento foi um dos nove selecionados, por meio de chamada pública da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).
O secretário especial da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Jefferson Coriteac, assinou, nesta quarta-feira (7), a Carta de Lisboa pelo Fortalecimento da Agricultura Familiar junto com o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Alberto Beltrame, e os representantes dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), durante a Reunião de Alto de Nível sobre Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Sustentável na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que aconteceu n

Páginas

Ir para o Topo