Sead participa das comemorações do 69º aniversário da Emater-MG

quarta-feira, 6 Dezembro, 2017 - 15:45
Emater/Divulgação

Para comemorar os 69 anos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) - a primeira do setor fundada no país -  a Secretária Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) realizou, nesta quarta-feira (6) uma entrega simbólica de 184 veículos para renovação e qualificação da frota da instituição que auxilia no trabalho em campo. A data também é celebrada como o Dia Nacional da Extensão Rural. 

Como tradição, todos os anos, neste dia, a Emater-MG presta homenagens aos próprios funcionários por tempo de serviço. Na ocasião, foram contemplados extensionistas com 10, 20, 25, 35 e 40 anos dedicados ao trabalho extensionista. A homenagem é uma forma de  reconhecimento pela atuação dos servidores, para empreender políticas públicas e transformar a realidade dos produtores rurais e do público urbano atendidos pela empresa. Os agraciados receberam medalha e certificado.

O secretário adjunto da Sead, José Ricardo Roseno, esteve presente no evento, e destacou a importância da parceria entre as instituições. “Ao longo dos últimos anos, a Sead apoia o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), através de projetos de investimento, como por exemplo, a aquisição de veículos e computadores.” Na oportunidade, ele aproveitou para anunciar a chegada do projeto Dom Helder para o estado de Minas Gerais. Com o foco no Semiárido, o projeto intensificará o serviço de Ater para mais de 6 mil agricultores familiares daquela região.

Ademais, o secretário adjunto ressaltou que esse ano a lei da agricultura familiar foi regulamentada. “A lei foi criada em 2006 e somente agora conseguimos a normatização. Bem como ações com foco na regularização fundiária, com foco no acesso à terra e na extensão rural. A partir de agora a ater é feita pela Anater, que na próxima semana assinará 
um instrumento específico com a Emater-MG, para o repasse de R$ 20 milhões de reais para serem aplicados nos próximos três anos no estado.”

Estatísticas 

Atuando de forma integrada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a qual é vinculada, a Emater-MG está presente em 796 escritórios dos 853 municípios do Estado, o que corresponde 90% deles. Tornou-se referência na assistência técnica aos produtores rurais, sendo fundamental para execução de diversas políticas públicas voltadas a eles, como Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que ampliam os mercados para os produtos da agricultura familiar; Pronaf, que disponibiliza crédito rural; Brasil Sem Miséria, que garante uma vida mais digna no campo.

Carolina Gama
Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Contatos: (61) 2020-0120 e imprensa@mda.gov.br

 

 

Imagens: 
Ir para o Topo