Sead, GDF e Emater-DF assinam termo para construção de Centro da Agricultura

sexta-feira, 19 Maio, 2017 - 18:00
Paulo H Carvalho / Ascom Sead


Os produtores rurais do Distrito Federal (DF) ganharão um novo Centro da Agricultura Familiar (CAF). É um galpão multiuso, com banheiros e uma unidade de apoio, com o objetivo de oportunizar formação e inovação aos agricultores e agricultoras do DF, Regiões Administrativas e Entorno. Os recursos aportados pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) somam R$ 800 mil e devem beneficiar mais de 6 mil agricultores familiares, além de cerca de 3,9 mil trabalhadores rurais que integram o segmento familiar de produção. A construção será feita em parceria com o Governo do DF, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater/DF); e a assinatura do termo será oficializada neste sábado (20), na AgroBrasília 2017.

O CAF ficará na Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno (Ride). Com exceção do DF, lá ficam aproximadamente 14 mil propriedades rurais com características familiares, com mais de 50 mil pessoas trabalhando em 450 mil hectares de terra (IBGE/2006). Segundo o subsecretário da Agricultura Familiar, Everton Ferreira, o CAF integra as ações das políticas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Inovação e formação da Sead. "A organização social, com uma boa prática de Ater e um aporte de inovações tecnológicas, é um dos aspectos relevantes para que esse conjunto de ações seja integrador de atividades agrícolas, de forma sustentável, com pouco capital, mas que agregam muito valor à produção", explica Everton.

Ainda como parte do projeto do CAF, será disponibilizado pela Emater /DF uma área de campo de aproximadamente 20 mil m². Lá, serão oferecidos cursos, seminários, palestras e todos os tipos de encontro em prol da agricultura familiar. "Esse espaço, além de servir aos agricultores, receberá pessoas individualmente e delegações locais, estaduais, federais e internacionais, que buscam conhecimentos para suas necessidades de desenvolvimento cultural, social e econômico", acrescenta o subsecretário.

AgroBrasília

A feira é o maior evento de tecnologia rural e negócios do segmento do agronegócio, voltado para o grande, médio e pequeno produtor rural. O tema central é “O Mundo do Agronegócio no Coração do Brasil”. Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), a AgroBrasília tem o objetivo de facilitar a vida dos associados e agricultores, viabilizar o acesso a produção, por meio de tecnologias adequadas; reunindo em um único local empresas dos diferentes ramos dos agronegócios. Leia mais sobre o evento aqui

Serviço
AgroBrasília – De 16 a 20 de maio
Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, BR 251, km 05 - Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF)
Entrada gratuita

 

Camila Costa
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação
Contatos: (61) 2020-0128 / 0127 e imprensa@mda.gov.br

Ir para o Topo