Sead faz entrega do Sipaf e assinatura de Acordo de Cooperação do Kits-Feira na Expo Londrina

sexta-feira, 13 Abril, 2018 - 11:45
Chico Chileno

Representada pela Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário do Paraná (DFDA-PR), a Sead compareceu nos dias 11 e 12 de abril à Expo Londrina 2018, onde, além de participar de eventos relacionados ao turismo rural e à produção leiteira, fez a entrega do Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) e assinou o Acordo de Cooperação para posterior entrega dos kits-feira. 
A assinatura dos acordos de cooperação é um passo importante para a entrega final dos kits-feira para as entidades contempladas. Posterior a assinatura, esses acordos serão publicados no Diário Oficial da União (DOU) e os kits poderão ser entregues as entidades. O acordo foi assinado por três cooperativas e uma associação. 

A DFDA-PR realizou ainda, a entrega do Sipaf para a Associação dos Produtores Rurais de Rancho Alegre. Além dessa entrega, aconteceu uma oficina sobre o selo no âmbito do Seminário Estadual de Agroindústria e Mercado da Agricultura Familiar do Paraná, que contou com a presença de mais de 250 agricultores da região de Londrina e entorno, técnicos da Emater e entidades representativas da agricultura familiar. A oficina deu ênfase as atualizações da nova portaria do selo, em especial ao Sipaf Mulheres Rurais, em virtude do Ano da Mulher Rural, declarado pela ONU. Para Simone Barreto, consultora da pauta, a participação da Sead nesses eventos divulgando e reafirmando as políticas públicas da secretaria são de suma importância para o fortalecimento das políticas. “Apresentar o selo num evento de comercialização e dessa abrangência, além de possibilitar a correlação do Sipaf como um elemento de diferencial competitivo para a produção familiar, potencializa o número de agricultores com informações sobre o selo e os seus benefícios. ”

Para o delegado federal da DFDA-PR, Marcos Pescador, a participação no evento tem importância pelo contato direto como os agricultores familiares presentes no evento, além do espaço para falar do Sipaf e da assinatura dos Acordos do Kit-Feira. “Essa participação dá destaque ao trabalho da Sead, mas não devemos ficar só nisso, esperamos com essas participações a provocação da sociedade, em especial dos agricultores familiares sobre as políticas e as condições necessárias para a sobrevivência da agricultura familiar no mercado atual”, pontua o delegado. Pescador reforça ainda, a importância do apoio à assistência técnica, no financiamento que tem na Sead para esse público o órgão representativo, sendo necessário desse modo, uma proximidade das políticas públicas com os agricultores, favorecendo a geração de renda e vida digna no campo. O delegado destaca que as ações da Sead como o kit-feira e o Sipaf, visibilizam e diferenciam a produção familiar da produção comercial, que nem sempre tem atenção aos cuidados ambientais e ao uso de agroquímicos, além de aproximar a produção familiar do consumidor final. 

A DFDA-PR realiza ainda nessa sexta-feira, na sede da delegacia situada no prédio do Incra, em Curitiba, oficina sobre o Sipaf com agricultores, técnicos de extensão e entidades da agricultura familiar. 

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Contatos: (61) 2020-0120 / imprensa@mda.gov.br

 

Ir para o Topo