Sead está presente na 35ª Conferência Regional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação

quarta-feira, 7 Março, 2018 - 17:30
FAO

A Secretaria Especial de Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Sead) está presente na 35ª Conferência Regional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para a América Latina e Caribe que está acontecendo em Montego Bay, Jamaica. Desde o dia 5 até 8 de março, os 33 países membros da FAO estão reunidos para tratar as diretrizes, temas e prioridades para reduzir a fome e a desnutrição, construir um futuro sem pobreza rural e transformar a agricultura para que seja sustentável e resistente às mudanças climáticas.

O evento foi antecedido por reuniões temáticas, que aconteceram ao longo do ano de 2017, e a conferência regional recebe essas contribuições colhidas a respeito da opinião e das expectativas dos governos e sociedade civil em relação às diretrizes e ações da FAO. A conferência também está acontecendo em outras regiões, como Ásia e África, e suas contribuições serão apreciadas e outras agregadas à Conferência Mundial que ocorrerá em 2019, quando serão definidas diretrizes e ações para os próximos dois anos. 

A discussão não inclui votação, mas debates em torno do que a FAO vem fazendo, suas propostas de diretrizes e painéis com representação dos países, que devem apontar suas expectativas da ação da FAO na região.

O secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac, destaca que a Sead irá compor mesa no painel de Sistema Sustentável de Produção e Mudanças Climáticas. “A missão da Sead é, basicamente, colocar para a FAO a continuidade do trabalho de fortalecimento da agricultura familiar na região. A agricultura familiar é o público mais numeroso no meio rural em todos os países da região. É a que produz a maior parte dos alimentos consumidos em todos os países. E na verdade, é dizer para a FAO continuar trabalhando para desenvolver políticas para o meio rural, como a política de crédito, de assistência técnica e extensão rural e a regularização fundiária. ”

Coriteac adiciona que “deve-se ressaltar que o Brasil é um dos líderes mundiais nessas políticas, portanto, a posição da Sead na conferência, no tocante à agricultura familiar, é de extrema referência aos países da região. ”

O coordenador de Assuntos da Agricultura Familiar e Cooperação Internacional da Sead, Hur Ben Corrêa da Silva, pontua a importância da conferência para a Sead, pois a FAO é uma parceira estratégica para trabalhar as políticas para a agricultura familiar, tanto em âmbito nacional como elevar a cooperação com outros países, especialmente no Mercosul. “A conferência da FAO é o que nos possibilitará colher sugestões para nosso plano de trabalho, e é a oportunidade de irmos lá e apresentarmos as nossas prioridades. ” 

Nos temas da conferência, a Sead tem participação em todos eles. “Como por exemplo:  no âmbito da segurança alimentar, participamos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Na questão da pobreza, todas as políticas da Sead que vão para o campo, como crédito, seguro, assistência técnica e extensão rural, cooperativismo, mercado institucional, são políticas que promovem a produção e a renda da agricultura familiar, especialmente nas camadas mais pobres que ainda não tem condições adequadas para produzir e comercializar”, aponta o coordenador que será o representante da Sead no evento.

Hur Ben ressalta que “temos fala inclusive no painel de Produção Sustentável, porque a Sead coordena o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica e o Pronaf e a Ater tem vinculação com a produção orgânica e agroecológica no país. Além disso, temos a regularização e o crédito fundiário, que permite aos agricultores o acesso à terra para poder produzir alimentos. Então, as nossas políticas são todas no sentido dos temas que a conferência tem abordado. ”

 

 

Assessoria de Comunicação  
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Contatos: (61) 2020-0120 e imprensa@mda.gov.br

Ir para o Topo