Sead beneficia entidades mineiras com os Kits-Feira

quinta-feira, 21 Junho, 2018 - 12:30
Ascom Sead

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) lançou, em 2017, edital com a finalidade de selecionar empreendimentos para a doação de kits-feira com o intuito de contribuir para o fomento à comercialização de produtos da agricultura familiar.

A distribuição dos kits visa qualificar a comercialização em feiras e está destinada aos empreendimentos da agricultura familiar, com os objetivos principais de apoiar a promoção comercial de produtos em feiras livres, qualificar e agregar valor aos produtos existentes para distribuição e comércio no mercado, oferecer aos agricultores melhorias no local de comercialização dos seus produtos, e oferecer aos visitantes e compradores, além de um local mais adequado para compra, um espaço para degustação de alimentos oriundos do meio rural.

Em Minas Gerais, 18 entidades foram contempladas com 20 kits-feira. Cada kit é composto por dez barracas e vinte aventais. A Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Minas Gerais (DFDA-MG) já fez a entrega de 16 kits-feira. São 160 barracas que já estão criando oportunidades de geração de renda e agregação de valor aos produtos. São diversos empreendimentos expositores que possibilitam visibilidade para a ampliação de mercados consumidores.

O presidente da Associação Desenvolvimento Comunitário de Brumado, que fica no município de Serra Azul de Minas, José Alves de Matos Estevam, aponta que a associação foi fundada com o objetivo de buscar recursos e organizar os agricultores. A associação desenvolve projetos para ajudar as famílias dos agricultores nas compras de insumos e comercialização dos produtos excedentes. Atualmente, uma forma de escoar a produção é a feira livre, que acontece semanalmente no calçadão da cidade todas as sextas-feiras. 

José Alves enfatiza que, “além do agricultor produzir com qualidade, precisa comercializar os seus produtos, ter a sua margem de lucro para manter-se bem e continuar investindo em seu negócio. A ideia dos kits é exatamente fomentar a comercialização direta deixando as feiras mais organizadas, padronizadas e bonitas. ”

Assessoria de Comunicação  
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Contatos: (61) 2020-0120 e imprensa@mda.gov.br

Tags da notícia: 
Ir para o Topo