Sead assume a Presidência da Reaf

segunda-feira, 24 Julho, 2017 - 18:00
Paulo H. Carvalho / Ascom Sead
José Ricardo Roseno, titular da Sead, assume a Presidência da Reaf

Com o papel de coordenar a participação do Governo brasileiro na Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf), a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) acaba de assumir a Presidência Pro Tempore da Reunião. Até dezembro deste ano, o titular da Sead, José Ricardo Roseno, irá presidir a Reaf, que tem como principal objetivo facilitar o diálogo com as organizações da agricultura familiar da região para construir e aprimorar políticas públicas voltadas para o setor.

De acordo com as normativas do Mercosul, a presidência é rotativa e trocada semestralmente, seguindo a ordem alfabética dos Estados Partes: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, garantindo o equilíbrio entre os países que formam o bloco. Além desses, participam ativamente da Reaf outros estados associados como Chile e Equador.

Segundo Roseno, presidir a Reaf será uma importante oportunidade para reforçar o compromisso do Brasil nessa agenda regional de intercâmbio de políticas públicas. “A Sead já apresentou suas prioridades para a Reaf, que são as políticas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), regularização fundiária, comercialização, políticas para a juventude e para as mulheres rurais”, explica Roseno, ressaltando que a expectativa é que o Brasil contribua para a evolução dessas políticas no âmbito do Mercosul.

Atividades

De acordo com o coordenador-geral de Assuntos da Agricultura Familiar e Cooperação Internacional – AIPC - da Sead, Hur Ben Corrêa da Silva, a Secretaria tem pontos focais nos grupos de trabalho da Reaf, que articulam a participação das diversas áreas para atuarem no âmbito do Mercosul. “O planejamento estratégico da Sead, com seus programas sobre crédito, Ater, gênero, juventude e regularização fundiária, entre outros, dialogam com a agenda de outros países”, afirma Hur Ben. Ele destaca ainda que a Reunião cumpre um importante papel e se consolida como um espaço de diálogo político participativo, para articulação de políticas públicas da agricultura familiar do Mercosul. Hur Ben chama atenção também para o fato de que o Brasil será a capital da Extensão Rural da América Latina, reunindo aqui representações dos países e de organismos internacionais.

Ao longo deste semestre será realizada uma extensa agenda de atividades que culminarão em uma reunião final, no Brasil, com os integrantes da Reaf. Nos próximos meses, serão realizados pelo menos três encontros especiais que debaterão temas como o acesso e repartição de benefícios oriundos da biodiversidade (ABS), em parceria com Ministério do Meio Ambiente, a construção do terceiro programa regional de gênero com foco no fortalecimento da participação das mulheres nos espaços de tomada de decisão e um seminário sobre negociações comerciais.

No final do ano, a Sead irá coordenar um evento de encerramento das atividades, no qual serão encaminhados temas importantes para a agricultura familiar do Mercosul. Em paralelo acontecerá a Reunião Anual da Rede Latino Americana para Serviços de Extensão Rural (Relaser), da qual a Sead ocupa a Presidência do Comitê Executivo. Na ocasião a Relaser lançará a Plataforma Internacional de Ater – Gestão do Conhecimento, que está sendo construída com o apoio do projeto Sead/FAO Regional do Chile.

Sobre a Reaf

A Reaf é uma das reuniões especializadas do Mercosul vinculadas ao Grupo Mercado Comum (GMC). Trata-se de espaço regional de diálogo político e de fortalecimento de políticas públicas para a agricultura familiar e para o comércio dos produtos do setor no Mercosul. Desde a sua criação, em 2004, por iniciativa do Governo brasileiro e da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (Coprofam) em função do entendimento político da centralidade da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável e para a segurança alimentar dos países do Mercosul, a REAF tem se tornado um espaço de discussão estratégico entre governos e organizações sociais representantes da agricultura familiar da região.

Leia mais sobre a Reaf neste link.

Confira aqui uma entrevista especial com o secretário técnico da Reaf, Lautaro Viscay.


Valéria Araújo
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação
Contatos: (61) 2020-0128 / 0127 e imprensa@mda.gov.br

Ir para o Topo