Sead apresenta Sipaf Mulheres Rurais na XXVIII Reaf no Paraguai

quarta-feira, 13 Junho, 2018 - 16:45
Ascom Sead

O selo que objetiva visibilizar o trabalho das mulheres rurais, legitimando sua participação na economia das unidades familiares e reconhecendo o papel estratégico que elas exercem na garantia da soberania alimentar foi apresentado durante a XXVIII Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (Reaf) em Assunção, Paraguai, no âmbito do Seminário de Formalización de la Oferta de Productos Agroalimentarios de la Agricultura Familiar. 

O seminário teve como objetivo apresentar estratégias dos países da América do Sul para a comercialização da agricultura familiar. Na ocasião, foi apresentado um sistema de monitoramento dos investimentos públicos na agricultura familiar; como o Paraguai tem formalizado a sua oferta de produtos oriundos da produção familiar; além de diversas experiências de cooperativos do Paraguai, Uruguai, Chile e Brasil. 

O selo foi incluído no seminário como uma estratégia para possibilitar a reciprocidade entre os agricultores familiares e os consumidores e poderá ser utilizado para modificar, neutralizar e ser um elemento de resistência aos processos de mercantilização que terminam por excluir as agricultoras familiares dos mercados formais. De acordo com a consultora responsável pela área, Simone Barreto, “com o Sipaf Mulheres Rurais é possível gerar laços sociais entre quem produz e quem consome, que vão muito além dos momentos de compras. E isso criará competitividade para os produtos da agricultura familiar feminina. ”

O Sipaf Mulheres Rurais é permitido para mulheres rurais pessoas físicas e pessoas jurídicas, sendo que as pessoas jurídicas devem ter 50% mais um de mulheres e uma mulher na direção. Lançado a pouco mais de 3 meses, o selo já conta com 51 permissões de uso, 146 agricultoras beneficiadas e mais de 350 produtos identificados. 

A Sead participou ainda, no dia 11 de junho, da reunião de organizadores da Campanha #MulheresRurais, mulheres com direitos, na qual foi tratado os próximos passos da campanha que busca fortalecer os aliados para o tema das mulheres rurais, além do lançamento oficial da convocatória para a Campanha Saberes e Sabores, que busca destacar a importância das mulheres rurais para a promoção da alimentação tradicional e saudável. 

Assessoria de Comunicação  
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Contatos: (61) 2020-0120 e imprensa@mda.gov.br
 

Ir para o Topo