Notícias

Qualidade, diversidade e alimentos saudáveis: a agricultura familiar tem muito o que oferecer. Para mostrar todos os benefícios que o setor traz, não apenas para a economia, mas também para a mesa dos brasileiros, a cidade de Gramado (SC) recebe a Feira da Agricultura Familiar até o domingo (9).
O Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) atua de forma a dar apoio e segurança aos produtores que participam do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), em caso de baixa de preços no mercado. Além disso, estimula a diversidade da produção agropecuária e articula as diversas políticas de crédito e comercialização, mantendo a continuidade das atividades produtivas do meio agrícola. 
Representantes da Rede de Extensão Rural de todo o país participaram, nesta segunda-feira (3), do seminário “Desafios da Extensão Rural no contexto atual”, marcando a abertura da Semana Nacional do Extensionista Rural 2018, realizado pela Agência Nacional de assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF.
A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) comemora, nesta quinta-feira (6), o Dia Nacional do Extensionista Rural.Esta data, instituída em 1948 pelo governo federal foi escolhida em homenagem a primeira instituição de extensão rural criada no Brasil, a Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar), hoje Emater-MG.
A Subsecretaria de Reordenamento Agrário (SRA) realizou, nesta segunda-feira (03), a 30ª Reunião do Comitê Permanente do Fundo de Terras e do Reordenamento Agrário, que reuniu representantes de cinco estados e demais membros do comitê para discutir e propor ajustes nos textos do regulamento e do manual operativo do Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária (PCRF).
A Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Rio de Janeiro (DFDA-RJ) realizou, na manhã desta quinta-feira (29), no auditório da Escola de Nutrição da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), na capital fluminense, mais uma oficina sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
O Programa de Apoio à Infraestrutura nos Territórios Rurais (Proinf) finaliza mais um ano de execução com repasse superior a R$ 2,5 bilhões em todo o Brasil. São 15 anos de história em parceria com estados, municípios e sociedade civil para viabilizar a aquisição de equipamentos e a construção de infraestrutura da produção no campo. A ação é capaz de estimular o crescimento no interior do país ao promover a inclusão produtiva na geração de trabalho, a renda e a autonomia econômica às famílias rurais.
Quem passou pelo Pavilhão de Exposições, em Belo Horizonte, entre os dias 7 e 9 de novembro, pôde experimentar a diversidade brasileira do café. Uma das feiras mais importantes do país, a Semana Internacional do Café (SIC) mostrou que a agricultura familiar tem propriedade para falar sobre o tema.
Nesta quarta-feira (28), o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) oportunizou a mais 18 famílias de trabalhadores rurais baianos a realização do sonho de ter a própria terra. A escritura foi entregue durante o seminário sobre as “Novas Condições de Acesso ao PNCF, que aconteceu em Salvador (BA), como parte da programação da 29ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro).
Gramado, cidade gaúcha famosa pela decoração de Natal, ficará ainda mais encantadora com a Feira da Agricultura Familiar. Entre os dias 6 e 9 de dezembro, cerca de 40 empreendimentos do campo levarão o que produzem de melhor para o Centro de Eventos da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs). A ação é idealizada pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e tem o objetivo de aproximar a vida urbana da rural.
O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), desde 2004, transforma a vida de mulheres rurais ao promover cidadania. Atualmente, cerca de 1,5 milhão de agricultoras familiares em todas as regiões do Brasil possuem garantia dos seus direitos. Isso significa que todas elas tiveram auxílio na obtenção de documentos civis, previdenciários e trabalhistas gratuitamente. Trata-se de uma ação do governo federal que promove a autonomia para a classe feminina que, infelizmente, muitas vezes é discriminada.
Ao longo do mês de outubro, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) visitou duas feiras com destaque internacional. Os encontros reuniram interessados no setor alimentício e agrícola de diversas partes do globo para discutir inovações da agricultura e a comercialização de alimentos. Com a participação da Sead, é possível debater a importância da agricultura familiar para a economia mundial, além de garantir benefícios a todos os setores. 
O Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) vem conquistando cada vez mais destaque no cenário da sustentabilidade e inclusão social. É que essa política pública incentiva a implementação de forma sustentável da produção do biodiesel, com enfoque no desenvolvimento regional por meio da geração de emprego e renda para os agricultores familiares. O último levantamento do governo federal mostra que o PNPB beneficia mais de 59 mil famílias rurais atualmente.
A pluralidade da agricultura familiar é indiscutível. De peças de artesanato a alimentos orgânicos e bebidas, como vinhos e cervejas, os produtores mostram a força vinda do campo para a cultura e a economia brasileira. Para garantir que a diversidade também chegue a outros continentes, e para que os agricultores possam sempre representar as regiões e a abundância de produtos feitos no Brasil, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) trabalha para aproximar os compradores daqueles que produzem.
É sabido que a mecanização no campo melhora a vida dos trabalhadores já que viabiliza as condições para o aumento da produção e produtividade. Esse é o objetivo do Programa Mais Alimentos, que alavanca o alcance da agricultura familiar, responsável por cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro.

Páginas

Ir para o Topo