Rondônia retoma contratações do PNCF em grande estilo

terça-feira, 19 Junho, 2018 - 14:30
Ascom Sead

Transformar a realidade a partir da aquisição da própria terra, deixou de ser sonho para 133 famílias de agricultores rondonienses, que assinaram no último fim de semana os contratos de financiamento de seus imóveis rurais, adquiridos pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). 

Os eventos, que aconteceram sucessivamente nos municípios de Colorado do Oeste (15), com 107 famílias beneficiadas, e Rolim de Moura (16), com 26 famílias, marcaram a retomada do programa e a consolidação da política de credito fundiário no estado.

Vanilda e José Rosa são alguns desses agricultores de Colorado do Oeste, que sempre sonharam em ter sua terra e dela tirar o sustento dos três filhos. Vanilda conta que quando casaram eles viviam no pequeno “sitio” do sogro, mas logo a terra ficou pouca e eles foram trabalhar de diaristas para tentar aumentar a renda. “Foram tempos difíceis, mas agora, finalmente, vamos trabalhar no que é nosso. Queremos ter uma vida melhor, e graças a Deus e ao Crédito Fundiário, vamos conseguir. Nossos filhos não ficarão mais desamparados, pois têm agora um lugar para crescer. A vida deles será bem diferente da nossa, e isso nos deixa muito feliz”, ressaltou emocionada a beneficiária.

A subsecretária da Subsecretaria de Reordenamento Agrário (SRA) da Sead, Raquel Santori, que esteve presente ao evento de Colorado do Oeste, destaca o trabalho diferenciado que o governo estadual, Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) e os demais parceiros do PNCF em Rondônia vêm desenvolvendo nos últimos anos. “A integração e o comprometimento de todos que atuam com o Programa e a realização de ações concretas e o aporte de recursos dado pelo estado para estruturação e qualificação dos projetos de Crédito Fundiário, fazem de Rondônia, hoje, um dos estados com a melhor atuação no PNCF. Esse empenho tem se refletido no aumento do número de famílias atendidas, por isso saio daqui entusiasmada e confiante, pois o novo formato do PNCF vai permitir que mais agricultores rondonienses sejam beneficiados.”  

Oportunidade e desenvolvimento para RO

  Para o governador de Rondônia, Daniel Pereira, o PNCF trouxe mais que oportunidade para o estado. “Sou filho de assentado do Incra e posso garantir que desde 1978, que aqui, em Colorado do Oeste, não houve mais nenhuma ação possibilitando à aquisição de terras. Daí a importância do Crédito Fundiário, que de forma alternativa, sem conflito, permite a compra da terra, levando dignidade para os nossos agricultores e criando condições favoráveis para que possam desenvolver um projeto com começo, meio e fim, diferente do que vivemos há 40 anos atrás.

“Entendemos que o PNCF é um programa é extremamente importante para o desenvolvimento do estado, o que leva o governo a garantir e aplicar todo o recurso que for possível nos projetos, pois o Programa só vai trazer benefício, paz e prosperidade para Rondônia”, completou o governador. 

“Esse é o momento de agradecer a todos que têm se esforçando para fazer o PNCF uma realidade em Rondônia. Temos convicção que este é um programa que leva oportunidade a milhares de agricultores brasileiros, e em especial aos rondonienses. O Crédito Fundiário tem feito a diferença na agricultura familiar em nosso estado, contribuindo para a manutenção dos nossos jovens no campo e com a consolidação dessa importante atividade rural, sendo hoje o melhor programa da Sead”, destaca o presidente da Fetagro, Fabio Assis de Menezes. 

 

Assessoria de Comunicação  
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Contatos: (61) 2020-0120 e imprensa@mda.gov.br
 

Imagens: 
Ir para o Topo