Notícias

Quando a fauna e a flora interagem entre si e com o ambiente, eis um bioma. Um conjunto de diferentes ecossistemas, comunidades biológicas, homogeneidade e particularidades bem desenhadas. Bioma é relacionamento de seres. É ele o responsável pela manutenção das condições básicas de desenvolvimento das plantas e dos bichos. São os biomas que influenciam o ar, a água.
A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) participou, nessa quarta-feira (26), em Buenos Aires, do Seminário sobre o Acesso a Recursos Genéticos e Repartição de Benefícios decorrentes da sua utilização (em inglês, ABS, Access and Benefit-Sharing). O evento é voltado para capacitação de agricultores familiares, indígenas, extensionistas rurais e agentes governamentais do Mercosul.
Demandantes e ofertantes de alimentos se encontram nesta quinta-feira (27), em Pernambuco, para o  Simpósio de Compras de Alimentos  da Agricultura Familiar para Atendimento de Órgãos Públicos do Nordeste.  O evento acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, onde estão expostos  produtos e alimentos provenientes da agricultura familiar.
 Ao longo desta semana, de 24 a 28 de abril, acontece na cidade de Arapiraca (AL), um curso de capacitação para 30 extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-AL). A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) apoia o evento por meio de recursos oriundos de um convêniode 2015, ainda vigente. 
Na manhã desta quarta-feira (26), a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) integrou a programação do 1º Seminário sobre Pnae no Pantanal: avaliação e perspectivas da Agricultura Familiar de Corumbá e Ladário a convite da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).
A cada dia que passa, a produção de forma sustentável vem ganhando mais espaço na sociedade. É pensando no bem estar das pessoas e na preservação do meio ambiente que o Seminário Regional de Agroecologia e Produção Orgânica inicia uma série de eventos, começando pela região Sul do país. Durante os dias 26 e 27 de abril, Porto Alegre (RS), recebe o primeiro seminário de cinco que acontecerão no Brasil em 2017.
Nas antigas famílias de pescadores, rezava a tradição que o filho homem deveria seguir o mesmo ofício que o pai, nos rios e mares, cabendo à filha permanecer em casa, nos afazeres domésticos do dia a dia.
Apesar de ser agricultora e morar em um sítio na zona rural de Magé, na Região Metropolitana do Rio, Rosiane de Fátima Filgueira, de 48 anos, nem sempre pôde trabalhar a terra para dela tirar o sustento da família.A falta de apoio técnico e financeiro para desenvolver uma produção agrícola economicamente viável a impedia de viver do plantio e da venda de frutas, legumes e verduras, como sempre desejou. 
 Na manhã desta terça-feira (25), centenas de agricultores familiares participaram de um evento que marcou a assinatura do termo de adesão de 180 municípios do Ceará ao Garantia-Safra. Ao todo, 231.225 pessoas aderiram ao seguro para a Safra 2016/2017, pagando o aporte anual de R$17,00. 
A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) participou, na manhã desta terça-feira (25), de uma oficina junto a outros órgãos ligados a extensionistas rurais para discutir a operacionalização do pacto pela nova Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), em vista do trabalho que será desenvolvido pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). O evento aconteceu no Instituto São Boa Ventura, em Brasília. 
A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), por meio da Subsecretaria de Regularização Fundiária na Amazônia Legal (Serfal), se prepara para entregar mais de 500 títulos para regularização fundiária nos estados do Pará e Maranhão. 
“Eu não tenho vontade nenhuma de morar na cidade, minha vida é na roça. Durante a semana eu estudo, mas todo fim de semana eu volto pra casa e ajudo meu pai”. A frase resume os planos de vida do jovem João Lucas Miranda, de 17 anos. Ele, os irmãos Tiago, José Vitor e Maria Clara moram na zona rural de Ibertioga (MG) e desde muito cedo aprenderam a trabalhar no dia a dia da fazenda em que moram com os pais, os agricultores Sheila e João Batista. 
O Delegado Federal da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) no Rio Grande do Norte, Kleber Pinto, começa hoje a visitar diferentes cidades da região, juntamente com a coordenadora Nacional do Programa Garantia Safra, Dione Freitas. Em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura da Pecuária e da Pesca (Sape) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN), eles visitarão cinco municípios e darão palestras para prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais.
As terras do antigo Engenho Oiteiro, no município de São Miguel de Itaipu (PB), onde se produzia cana-de-açúcar, foram transformadas em assentamento de agricultores que hoje cultivam hortaliças e garantem a manutenção familiar. O agricultor João Batista de Oliveira, que arrendou uma área com 2,5 hectares, com assessoramento técnico da Emater, plantou hortaliças e acertou a comercialização ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“Uma paixão, uma magia que não tem como explicar. Apenas sentir a vida e o significado que vêm da planta”, assim o agricultor familiar Elton Reus Gasparin, de 40 anos, define como é trabalhar com o plantio da erva-mate para o chimarrão, um dos principais símbolos do Rio Grande do Sul, com um dia em sua homenagem, comemorado em 24 de abril. 

Páginas

Ir para o Topo