Notícias

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) a Subsecretaria de Regularização Fundiária na Amazônia Legal (Serfal), o Consult Group GmbH (GFA) e o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) lançaram em 2017, o Projeto de Apoio à Política de Regularização Fundiária na Amazônia (Pará, Amazonas, Mato Grosso e Amapá), que visa acelerar o processo de regularização de terras públicas do Programa Terra Legal.
A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) levará empreendimentos da agricultura familiar para participar da Saitex 2017 - Feira Internacional da África do Sul, maior evento de negócios multissetorial do continente africano. O evento acontece de 24 a 26 de junho, em Johannesburg. Todos foram selecionados por meio de chamada pública e o requisito para a inscrição era ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica.
Transformar a realidade a partir da aquisição da própria terra, deixou de ser sonho para 133 famílias de agricultores rondonienses, que assinaram no último fim de semana os contratos de financiamento de seus imóveis rurais, adquiridos pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). 
A Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Mato Grosso realizou nos dias 7 e 8 de junho a vistoria na Associação Marias da Terra (Amater), na Comunidade 13 de Maio, com 16 sócias, e na Associação de Mulheres Andorinhas do Canamã (Amac), na Comunidade Somapar, com 30 sócias, no município de Juruena/MT, região Noroeste de Mato Grosso, a 887 km de Cuiabá. 
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) é um órgão colegiado da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), que tem por objetivo propor diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas ativas.
Na zona rural do município brasileiro de Belo Vale, a 125 km de Belo Horizonte (MG), localiza-se a comunidade Noiva do Cordeiro, comunidade onde as mulheres dominaram o meio rural e no qual residem aproximadamente, 350 pessoas. Como a maioria dos homens trabalha em cidades próximas da capital mineira ou em mineradoras da região, as mulheres ficam à frente dos trabalhos na agricultura.
Onze associações e cooperativas que reúnem agricultores familiares e assentados da reforma agrária de nove municípios da Paraíba receberam, nesta sexta-feira (15), 15 kits feira da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). A entrega aconteceu no auditório da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária na Paraíba (Incra/PB).
Ivan Andrade é agricultor independente e também técnico agropecuário da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (Fatres). Ivan soube de uma chamada pública divulgada pelo Sistema Oportunidades , monitorado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). O sistema já monitorou mais de 5 mil editais desde o seu funcionamento em julho de 2017.
O novo Manual de Operações do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), cujo conteúdo vai orientar a rede de parceiros do PNCF na execução do Programa, foi aprovado nesta quarta-feira (13), após adequações feitas durante a 29ª reunião ordinária do Comitê Permanente do Fundo de Terras e do Reordenamento Agrário. 
A Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf), criada em 2004, é um espaço de encontro para o diálogo participativo entre governos e representações da agricultura familiar da região, com objetivo de debater sobre temas de interesse da agricultura familiar e elaborar recomendações de políticas públicas específicas para o setor nos países integrantes do Mercosul.
O Sistema Oportunidades da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) mapeou, no mês de maio, 504 chamadas públicas para a compra de alimentos da agricultura familiar nos municípios do Brasil. O Nordeste teve o maior número de registros, com 167 oportunidades. Foram registrados editais em todos os estados nordestinos, sendo os estados da Bahia (37), do Ceará (28) e da Paraíba (28) os que tiveram as maiores oportunidades. 
Há 12 anos o município de Anita Garibaldi (SC) compra alimentos oriundos da agricultura familiar por meio de editais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). No mês de fevereiro, o município lançou uma chamada pública em atendimento ao Pnae para o fornecimento de alimentos para sete escolas, beneficiando mais de 1.000 alunos da rede municipal.
O selo que objetiva visibilizar o trabalho das mulheres rurais, legitimando sua participação na economia das unidades familiares e reconhecendo o papel estratégico que elas exercem na garantia da soberania alimentar foi apresentado durante a XXVIII Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (Reaf) em Assunção, Paraguai, no âmbito do Seminário de Formalización de la Oferta de Productos Agroalimentarios de la Agricultura Familiar. 
Em todo o Brasil foram selecionados, por intermédio de chamamento público do edital da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), 272 empreendimentos de agricultores familiares para serem contemplados com kits de feira livre. A Bahia foi o estado com o maior número de beneficiados, no total de 34 empreendimentos da agricultura familiar. Entre os contemplados, 32 são associações e 2 são cooperativas. Foram doadas 10 barracas e 20 aventais ao custo total de R$ 191.114,00.  
Quatro dias de trabalho e um leva e traz de caixas pesadas com sucos, cervejas, licores, arroz, castanhas, cachaças e café. Ao todo, mais de 30 horas de empenho. A Bio Brazil Fair | Biofach América Latina, feira de orgânicos montada desde o último dia 6 no Pavilhão de Exposições, em São Paulo, encerrou neste sábado (9), com saldo de negócios, vendas e prospecções positivo para a agricultura familiar. Como em todas as edições da Bio Brazil, os contatos feitos darão ainda frutos para os próximos 12 meses, um valor estimado de R$ 7 milhões.

Páginas

Ir para o Topo