Primeiro Sipaf Mulheres Rurais para entidade de mulheres é entregue em Pernambuco

sexta-feira, 11 Maio, 2018 - 10:15
Ascom Sead

O primeiro Selo de Identificação de Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) Mulheres Rurais, implementado pela Portaria no 129, de 7 de março de 2018, foi entregue no último sábado (5), para a Associação das Mulheres Agricultoras da Serra da Torre. A associação conta com 110 sócias, dessas, 12 mulheres beneficiam os derivados da mandioca em uma agroindústria criada em 2009. 

O coletivo de mulheres fabrica bolos, sequilhos, petas, pães e biscoitos que são comercializados para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), festas da comunidade, sede do município e municípios circunvizinhos, além das vendas na própria fábrica. De acordo com a presidente da associação, Maria Marluce Felix Amorim, também diretora de Apoio a Mulher Rural do município, para além do trabalho na agroindústria, as agricultoras familiares produzem artesanato, galinha, ovinos, caprinos e mandioca. Segundo Maria Marluce, as mulheres que não participam diretamente do trabalho na agroindústria, fornecem ovos e goma de mandioca para o trabalho das demais. 

Para ela, o Sipaf Mulheres Rurais “reconhece e valoriza o trabalho das mulheres, que estão em grande parte do seu tempo envolvidas na busca de melhoria da renda e qualidade de vida das famílias”. Ela pontua ainda, que “um selo que diferencia a sua produção favorece a conquista de novos mercados para esses produtos, além de favorecer o empoderamento das mulheres do campo, que veem o resultado do seu trabalho reconhecido pela sociedade.”

A permissão foi entregue no 5o Encontro de Agronegócios do Sertão do Araripe (Enagro), onde a Sead, além de participar da entrega dos extratos de decisão da permissão de uso Sipaf Mulheres Rurais, apresentou a campanha #MulheresRurais, Mulheres com direitos. O evento que incluía uma feira para comercialização dos produtos da agricultura familiar, contou com a participação de agricultores e agricultoras familiares dos municípios do Sertão do Araripe, além de técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). 

Confira abaixo o vídeo da presidente da associação:

 

Sipaf Mulheres Rurais

O Sipaf Mulheres Rurais objetiva visibilizar o trabalho da mulher rural, legitimando a participação das mulheres no orçamento doméstico, reconhecendo o papel estratégico delas para a garantia da segurança alimentar, promovendo dessa forma, o protagonismo das mulheres no desenvolvimento rural sustentável. 

#MulheresRurais, Mulheres com direitos

Liderada no Brasil pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), a campanha #MulheresRurais, Mulheres com direitos, traz à luz do debate as experiências das agricultoras do país, bem como os esforços institucionais coletivos e da sociedade civil, para a garantia dos direitos e o reconhecimento da mulher rural como peça fundamental para o desenvolvimento sustentável. A campanha deste ano pretende visibilizar a importância das mulheres indígenas como guardiãs das sementes, da mãe-terra, de sua contribuição para a produção de alimentos, da segurança alimentar e da economia de suas comunidades e região.

Assessoria de Comunicação  
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Contatos: (61) 2020-0120 e imprensa@mda.gov.br

Tags da notícia: 
Ir para o Topo