Parceria entre Sead e o MTur leva agricultores familiares para evento em Gramado

quinta-feira, 8 Novembro, 2018 - 13:15
Ascom Sead

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e o Ministério do Turismo (MTur) apresentarão os produtos da agricultura familiar da 30ª edição da Festuris de Gramado, feira internacional de turismo, que acontece entre 8 e 11 de novembro. Esta é a primeira vez que o setor participará do evento, o que realça os resultados dessa parceria.

A combinação das duas pastas prevê também a comercialização de produtos e serviços turísticos oriundos da agricultura familiar, com ênfase para os vinculados à hospedagem e gastronomia.  Ao todo serão seis empreendimentos produtores de alimentos e bebidas que participarão do evento, entre eles: Queijaria Sopro Minuano, Casa da Linguiça Antony, Ferrari Alimentos, Adega Mascarello, Coopernatural e Agroindústria Marschner Sabores.

Para o secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac, a inserção da agricultura familiar no mercado turístico é fundamental. “Essa aliança é essencial para explorar o diferencial e as especificidades regionais, além de reforçar a identidade dos produtos oriundos da agricultura familiar e o potencial do turismo rural do Brasil”, afirmou.

Considerada uma das maiores feiras de negócios turísticos da América do Sul, a Festuris também contará com mais de 2 mil marcas expostas, para um público estimado em 10 mil profissionais de várias partes do mundo. Quem participar do evento poderá visitar o espaço “Mercado da Agricultura Familiar”, onde será possível comprar vinhos, espumantes, cervejas, queijos, embutidos, pães e massas, em uma amostra representativa. A produção da agricultura familiar levará ao visitante uma pequena demonstração da cultura local, além de uma oferta turística diferenciada.

Será possível também, degustar pratos da culinária regional da Cozinha Show, onde chefs de cozinha demonstrarão como a produção da agricultura familiar brasileira dialoga com a gastronomia nacional. A agricultura familiar tem uma imensa capacidade de oferecer à população em geral produtos diversificados e que promovem e preservam a cultura alimentar e o saber fazer da localidade, priorizando ainda, práticas sustentáveis de produção, preservando o meio ambiente e a manutenção das famílias no campo com geração de renda, sendo um importante ator na prática do turismo responsável

Evento

Considerada uma das maiores feiras do mercado turístico na América do Sul, a Festuris Gramado chega a sua 30ª edição em 2018. A feira ocupará 22 mil metros quadrados no Serra Park, em Gramado (RS).

Serviço

Festuris

Data: 8 a 11 de novembro

Local: Serra Park - Gramado (RS)

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Contatos: (61) 2020-0120 e imprensa@mda.gov.br

 

 

Tags da notícia: 
Ir para o Topo