Notícias

Todos os sábados, a voluntária Leila Herédia deixa para trás a rotina, as adversidades e ansiedades diárias e se prepara para ouvir histórias de vida pelo telefone. Ela é uma das 2,5 mil pessoas das mais diversas classes sociais, faixas etárias e profissões no Brasil que doam horas para acompanhar pessoas em dificuldades.
Nesta sexta-feira (21) comemora-se o dia da Festa Anual das Árvores. De acordo com o Decreto nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, a data foi instituída em todo o território nacional em substituição ao chamado Dia da Árvore. Essa data foi escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul, estação responsável pelo grande aparecimento de flores e por simbolizar a continuação da vida.
No mês de agosto, foram realizadas 314 chamadas públicas para a compra de alimentos da agricultura familiar em todo o Brasil. A região Sudeste teve o maior número de registros, com 131 oportunidades. Foram registrados editais em todos os estados do Sudeste, sendo os estados de São Paulo (79) e Minas Gerais (36) os que tiveram as maiores oportunidades. O serviço de monitoramento publica os editais no portal e envia seus conteúdos, através de aplicativo de mensagens (WhatsApp). Para participar basta enviar mensagem de texto para o número (61) 99333-8871.
Agricultores familiares de 21 estados brasileiros, cujos produtos tiveram preço de mercado abaixo do previsto no mês de agosto, têm direito a bônus de garantia de preço do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). Estão na lista 17 culturas, sendo elas: açaí (fruto), babaçu (amêndoa), banana, batata, borracha natural, cacau (amêndoa), cana-de-açúcar, cará/inhame, cebola, feijão, feijão caupi, leite, mamona em baga, maracujá, mel, raiz de mandioca e tomate. 
Nesta terça-feira (11), é celebrado o Dia Nacional do Cerrado. A data foi instituída pelo Decreto Presidencial não numerado de 20 de agosto de 2003, e tem por objetivo incentivar a preservação do bioma, caracterizado pela vegetação esparsa com árvores baixas, retorcidas, de casca grossa e com folhas verdes e pelas grandes reservas subterrâneas de água doce que abastecem grandes aquíferos e bacias hidrográficas, entre elas a Amazônia, Mata Atlântica e o São Francisco.
Nesta quarta-feira, 5 de setembro, é comemorado o Dia da Amazônia, a maior reserva de biomas no planeta é um dos maiores patrimônios naturais de riqueza da biodiversidade mundial. A data foi escolhida em homenagem à criação da Província do Amazonas por D. Pedro II, em 1850, com o intuito de conscientizar e trazer reflexão sobre a importância do bioma para o bem sustentável no mundo. 
Estão abertas as inscrições para a chamada pública que selecionará até 10 empreendimentos da agricultura familiar brasileira, produtores de alimentos e bebidas orgânicas, para participarem da maior feira no setor de orgânicos do mundo, a Biofach 2019. 
Muito além de uma dieta equilibrada, e acima de tudo, livre de modismos ou radicalismos, uma vida saudável está pautada na conscientização. Em virtude da melhoria e do desenvolvimento dos estudos acerca da qualidade da alimentação e de todo o campo da nutrição, a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), instituiu o dia 31 de agosto como o Dia do Nutricionista, pois foi nessa data, no ano de 1949, que a associação foi fundada. Até então, o curso de nutrição não era regulamentado como profissão.
O dia 22 de agosto é popularmente conhecido como o Dia do Folclore Brasileiro. Criado por meio do Decreto nº 56.747, o Congresso Nacional estabeleceu que a partir do ano de 1965, a data seria comemorada com a intenção de valorizar as manifestações folclóricas no país e creditar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Dessa forma, a cultura popular ganhou mais importância e possibilitou a passagem da cultura folclórica nacional de geração a geração. 
Agricultores familiares que cultivam açaí, arroz, babaçu, banana, batata, borracha natural, cacau, cana-de-açúcar, cará/inhame, feijão caupi, leite, mamona, maracujá, mel, raiz de mandioca e tomate contam, neste mês, com o bônus de garantia de preço do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) para os financiamentos destas 16 culturas. 
O conceito de juventude no Brasil abrange pessoas com idade entre 15 e 29 anos. A juventude tem papel fundamental na realização de mudanças sociais positivas e para construção de bases para um mundo justo e pacífico. Justamente por isso e para uma maior visibilidade desse segmento foi criado o Dia Internacional da Juventude, celebrado no último domingo, 12 de agosto.
Mais do que simplesmente comemorar uma data e prestar homenagens, é preciso contar a sua história, suas lutas, feitos e vitórias para a garantia dos resultados mínimos esperados e para a perpetuação de um legado, e o Dia Internacional dos Povos Indígenas é uma dessas datas. 
No mês de julho foram realizadas 497 chamadas públicas para compra de alimentos da agricultura familiar em todo o Brasil.O estado de São Paulo teve o maior número de editais registrados, com 108 oportunidades, seguido por Rio Grande do Sul, com 107 oportunidades e por Minas Gerais, com 72. 
No dia 5 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde, em homenagem ao cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz. Esta data foi oficializada e inserida no calendário oficial brasileiro pelo Decreto-Lei nº 5.352, de 8 de novembro 1967, com o intuito de ressaltar a importância dos cuidados que devemos ter com o corpo e a importância de buscar o equilíbrio físico e mental.
Para fechar a série de matérias em homenagem ao Dia do Agricultor, comemorado no dia 28 de julho, nesta sexta-feira (27), a abordagem é sobre a imagem do agricultor e a conscientização da sociedade acerca do trabalho desenvolvido por eles. Além do entendimento sobre os desafios que os agricultores familiares enfrentam e a identificação de maneiras eficientes de apoio a estes produtores.

Páginas

Ir para o Topo