José Ricardo Ramos Roseno

quarta-feira, 22 Junho, 2016 - 13:45
Foto: Rômulo Serpa

O secretário especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário é engenheiro agrônomo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pós-graduado pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP – FGV). Roseno também tem especialização em Recursos Hídricos no Institute For Water Education (IHE – UNESCO) em Délfit, na Holanda. Iniciou as atividades profissionais na Prefeitura de Itaocara (RJ), aprovado em primeiro lugar em concurso público municipal. Na oportunidade, implantou um laboratório de análise de solos que se tornou referência na região. 

Em 1995 ingressou na Emater mineira, no Município de Rio Preto, na Zona da Mata. Atuou como extensionista agropecuário. Foi nomeado dirigente de Unidade Básica, como gestor de nove escritórios, além de prestar assistência técnica para produtores rurais. Foi vencedor do Concurso Agricultura Real na categoria difusão de tecnologia.

Em 2007, foi nomeado gerente regional com sede em São Francisco. Implantou o Centro de Referência em Meio Ambiente, em Brasília de Minas, além de Unidades Didáticas nas áreas produtivas e processamento de alimentos, com foco na formação da agricultura familiar.

Na trajetória profissional, assumiu a Unidade Regional de Januária e coordenou a implementação do Projeto de Revitalização do Rio São Francisco, que foi premiado em várias edições do prêmio Furnas Ouro Azul.

Em 2007, passou a atuar como diretor técnico da Emater-MG. Em 2013 foi nomeado presidente e assumiu também a presidência da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), entidade que representa as 27 entidades públicas de assistência técnica e extensão rural (Ater) do país. Liderou a construção de um planejamento estratégico, envolvendo agricultores e técnicos de todas a regiões brasileiras. O trabalho resultou em duas publicações que refletem a importância do serviço de Ater e a grande contribuição da agricultura familiar para o país.

Fonte: Ascom

 

 

 

Ir para o Topo