Notícias

Fazer um balanço das ações de Reordenamento Agrário – Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária (PCRF) -, estabelecendo metas e estratégias para 2018, são objetivos que pautam os debates propostos na programação do Seminário Nacional de Reordenamento Agrário, que acontece de hoje (12) até quinta-feira (14), em Natal (RN), com a participação de mais de 300 pessoas, de 23 estados brasileiros. 
Difundir entre as cooperativas e associações de pequenos produtores rurais os benefícios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para aumentar a participação da agricultura familiar fluminense nas chamadas públicas de compra de alimentos para a merenda escolar das redes estadual e municipais de ensino do Rio de Janeiro.
O prazo para o envio de propostas para o edital de Seleção Pública nº 2017/030 Redes Ecoforte recebe inscrições até o dia 15 de dezembro. Este edital tem como objetivo selecionar propostas de apoio às redes de agroecologia, extrativismo e produção orgânica, voltadas ao fortalecimento e expansão das práticas de manejo sustentável de produtos da sociobiodiversidade e de sistemas produtivos orgânicos e de base agroecológica. O valor total previsto é de R$18,5 milhões.
Arroz, feijão, leite, tomate e banana estão entre os produtos com direito a desconto nas parcelas de dezembro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).  A lista de culturas e as regiões contempladas este mês com o apoio do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) foi publicada nesta sexta-feira (8) no Diário Oficial da União (DOU).
A XXVII Reunião Ordinária da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (Reaf) concluiu os trabalhos, nesta sexta-feira (8), sob a Presidência Pro Tempore do Brasil, com a aprovação de dois importantes projetos de recomendações: Políticas Públicas para as Juventudes Rurais (nº 02/17) e Políticas contra a Violência de Gênero no Meio Rural (nº 03/17). As propostas serão encaminhadas ao Grupo Mercado Comum (GMC). 
Em novembro, o Sistema Oportunidades da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) monitorou 213 chamadas públicas. A região Sudeste liderou o ranking entre as regiões do País, com 111 editais, seguindo do Sul (47), do Nordeste (30), do Centro-Oeste (18) e do Norte (7). São Paulo destacou-se entre os estados brasileiros, atingindo o total de 91 editais.
Enchentes, geadas e secas atingem a sociedade e a produção de milhares de agricultores pelo mundo. A fim de definirem medidas que fomentem o enfrentamento e mitigação dos impactos dessas situações no campo, os órgãos oficiais de agricultura familiar de cada país do Mercosul se reuniram com representantes das organizações da agricultura familiar para consensuar os encaminhamentos do Grupo Temático (GT) de Mudanças Climáticas e Gestão de Riscos que serão apresentados à plenária no último dia do evento (8).
 A campanha internacional #MujeresRurales, mujeres con derechos concluiu as ações deste ano com a premiação das ganhadoras dos concursos culturais regional e brasileiro.  O evento foi realizado durante a XXVII Reunião Especializada em Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf), que acontece até amanhã (8), em Florianópolis (SC).
Autoridades dos países do Mercosul participaram nesta quinta-feira (7) da abertura oficial da XXVII Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf). O encontro, que acontece no âmbito da presidência pró-tempore brasileira, conta com a participação de representantes dos governos do Bloco, das organizações da agricultura familiar e de convidados dos demais países da América Latina e Caribe.  
Em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná (Emater-PR), a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), entregou 139 veículos e 139 computadores para estado do Paraná, viabilizando o fortalecimento do processo de levar conhecimento e informação à família rural e aos agricultores por meio da Assistência Técnica de Extensão Rural (Ater). O evento aconteceu, nesta quarta-feira (7), em Curitiba.
Garantir a igualdade entre homens e mulheres no campo é uma das bandeiras da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Reaf). Devido à importância, a temática tem um espaço específico para o diálogo entre representantes dos países que integram o Mercosul. É no âmbito do Grupo Temático (GT) de Gênero que se discute a promoção e o fortalecimento das políticas para as mulheres rurais.
Para fomentar a economia da agricultura familiar, em níveis nacional e regional, os Grupos Temáticos e Técnico (GTs) de Facilitação do Comércio e Registro, da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul  (Reaf), trabalham em conjunto na elaboração de uma proposta de resolução para tratar da identificação e caracterização das organizações econômicas de associativismo e cooperativismo. 
A cada 11 minutos uma mulher é estuprada no Brasil. A cada 30 horas acontece um feminicídio na Argentina. 2,8 milhões de chilenas sofrem com a violência. No Paraguai, por dia, 17 mulheres pedem ajuda contra a violência doméstica. No Uruguai, 7 de cada 10 mulheres já sofreram algum  tipo de agressão. Abuso sexual, violências física, psicológica, patrimonial e moral. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (5), durante o  seminário “Mulheres Rurais, mulheres com direito a uma vida livre de violência”, em Florianópolis (SC).
A ganhadora do concurso #MulheresRurais, mulheres com direitos na modalidade vídeo é um exemplo de força e dedicação. A história enviada em um vídeo de apenas dois minutos mostra a moradora de uma região pobre de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, que enfrentou o desafio da sobrevivência tirando da terra o seu sustento e o de sua família.
Ao longo dos 13 anos de existência da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf), as Organizações da Agricultura Familiar Campesina e Indígena participam das discussões do órgão, a fim de fomentarem ações específicas para o setor. Nesta segunda-feira (4), durante a realização da XXVII Reaf, sob coordenação da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), os representantes das entidades se reuniram para discutir a ata do grupo, que será apresentada ao final do evento.

Páginas

Ir para o Topo