Está aberta a Chamada Pública para a feira Saitex 2018

terça-feira, 13 Março, 2018 - 11:15
Ascom Sead

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) se prepara para participar mais uma vez da maior feira de diversidades da África.  Está aberto, a partir desta terça-feira (13), e segue até 15 de abril de 2018, o edital de chamada pública para a Saitex 2018. 

A feira ocorrerá no período de 26 a 28 de junho em Joanesburgo, África do Sul. O evento abrangerá três feiras simultaneamente: uma de alimentos e bebidas, uma de produtos diversos, máquinas, equipamentos e serviços, e outra no ramo da hotelaria. 

A feira está na sua 25ª edição e em 2017 reuniu mais de 320 expositores de 36 países e é reconhecida como o ponto de encontro mais importante para fornecedores e compradores de produtos internacionais no continente africano e adjacentes. Participar da feira é ter uma oportunidade de encontrar agentes e distribuidores internacionais, conhecer novos produtos, além de estabelecer parcerias comerciais interessantes. 

A Secretaria participou em 2017 com oito cooperativas e agroindústrias da agricultura familiar, com os seguintes produtos: cachaça, arroz, geleias, balas de mel orgânicas, licores, guaraná, café, cerveja orgânica, fios e tapetes de sisal. Foram feitos 203 contatos comerciais e USD 2.127.000,00 em negócios prospectados para o período de 12 meses seguintes à feira.

Para este ano, a missão comercial da Sead inclui agenda de visitas técnicas e participação dos expositores em rodada de negócios. Para participar da Saitex é necessário que o agricultor familiar possua a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP-Jurídica) vigente (válida, desbloqueada, sem restrições); cumpra com o item VIII do edital que trata de passagens aéreas até o dia 24/04/2018; e a assine o termo de compromisso pelo responsável legal do empreendimento.

A Sead oferece aos expositores estande bem posicionado e decorado, com espaço individual para cada empreendimento; apoio de recepcionista bilíngue;  transporte local, catálogo coletivo do estande e entrada no catálogo oficial da feira; apoio especializado de cozinha para elaboração de pratos para degustação dos produtos; agenda de visitas técnicas, participação na rodada de negócios, apoio técnico da Sead e outros.

A feira é uma grande oportunidade de celebrar negócios e de capacitação para os agricultores familiares. O estande da agricultura familiar na Saitex - Brasil-Family Farming promoverá as cooperativas e produtos brasileiros que têm capacidade de exportação real ou potencial. O público da Saitex é formado não só por países do continente africano, mas também por países da Ásia e Europa. Nas últimas edições, os produtos do Brasil foram negociados também no mercado chinês e europeu. 

A Saitex é um evento de negócios e não é permitida a venda direta da produção aos visitantes. O objetivo é promover a exportação e apresentar os produtos da agricultura familiar brasileira para grandes compradores, como mercados varejistas, além de promover rodadas de negociações e auxiliar os agricultores nas transações comerciais. 

 

Acesse o edital da Saitex e inscreva-se aqui.

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Contatos: (61) 2020-0128 / imprensa@mda.gov.br

Tags da notícia: 
Ir para o Topo