Entidades que reúnem agricultores familiares e assentados recebem kits-feira no Incra/PB

segunda-feira, 18 Junho, 2018 - 11:15
Ascom Incra

Onze associações e cooperativas que reúnem agricultores familiares e assentados da reforma agrária de nove municípios da Paraíba receberam, nesta sexta-feira (15), 15 kits feira da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). A entrega aconteceu no auditório da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária na Paraíba (Incra/PB).

A distribuição dos kits-feira tem por objetivo incentivar a realização de feiras de produtos agroecológicos oriundos das áreas de assentamento e das comunidades da agricultura familiar. Cada kit-feira é composto por dez barracas e 20 aventais padronizados com as logomarcas da Sead, da Casa Civil e do Governo Federal. 

De acordo com o delegado federal do desenvolvimento agrário na Paraíba, Edmilson Gomes, a participação de agricultores familiares e de assentados nas cerca de 40 feiras agroecológicas realizadas na Paraíba é de extrema importância para a geração de renda. “As feiras têm papel estratégico para o desenvolvimento das comunidades porque fortalece a produção e garante a comercialização sem a interferência de atravessadores”, afirmou.

Além dos representantes das associações e cooperativas e do delegado federal do desenvolvimento agrário na Paraíba, participaram da solenidade de entrega o delegado federal adjunto do desenvolvimento agrário no estado, Ozênio Almeida Júnior, o engenheiro agrônomo da Sead na Paraíba Lucas Xavier e a gerente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sebrae em Araruna, Heloísa Mirelli Diniz. 


Organização e visibilidade

Uma das entidades beneficiadas é a Cooperativa dos Agricultores Familiares do Município de Bananeiras (Coopafab), que tem sede em Bananeiras e possui 63 famílias cooperadas de comunidades da agricultura familiar e de três assentamentos da reforma agrária localizados no município. Através da entidade, as famílias fornecem hortaliças e frutas, como banana, manga, maracujá, jaca e jabuticaba, à Prefeitura de Bananeiras e do vizinho município de Belém através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. Os alimentos reforçam a merenda escolar de 38 escolas municipais de Bananeiras e de 32 escolas mantidas pela Prefeitura de Belém. 

O diretor administrativo e financeiro da Coopafab, Júlio Matias, acredita que as barracas vão dar mais visibilidade à participação das famílias cooperadas na Feira Agroecológica de Bananeiras, que acontece nas manhãs das quartas-feiras. “Com certeza vamos melhorar as vendas dos cooperados porque, por serem bonitas e padronizadas, as barracas vão ajudar na divulgação”, afirmou.

Entre os objetivos da Coopafab estão a parceria com uma rede de supermercados que atua na região de Bananeiras e a criação de uma nova feira agroecológica às margens da PB 075, que liga o distrito de Rua Nova, pertencente ao município de Belém, à sede do município de Bananeiras. “Queremos aproveitar a grande movimentação de carros que acontece nos finais de semana devido à existência de mais de uma dezena de condomínios horizontais na região”, disse Matias. 
Segundo o diretor da Coopafab, os agricultores ligados à entidade obedecem as normas e as práticas da produção orgânica de alimentos. “Estamos fazendo a transição da agricultura agroecológica para a orgânica”, disse Matias, acrescentando que já foi iniciado o processo de certificação orgânica das famílias pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

“Em 2017, comercializamos R$ 500 mil através do Pnae. Só de banana produzimos cerca de dez toneladas por semana”, destacou Matias. 

Para o agricultor Osiel Fernandes, do Assentamento Vazante, no município de Tacima, os kits-feira devem contribuir para o aumento das vendas de agricultores familiares e assentados. “Quando a gente se organiza, nós só temos a ganhar, assim como quem consome nossos produtos”, disse. 


Entidades beneficiadas

As entidades foram selecionadas através do Edital Nº 01/2017 da Sead, que estabeleceu entre os critérios de pontuação a regularidade na documentação de pessoa jurídica, a existência de parcerias formais com a administração municipal para a realização de feiras livres, de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), do Selo de Identificação da Agricultura Familiar (Sipaf) e de certificação orgânica.

As entidades beneficiadas pelos Kits Feira na Paraíba foram: Cooperativa dos Agricultores Familiares do Município de Bananeiras (Coopafab), de Bananeiras; Associação de Lideranças, Organizações, Agricultores e Agricultoras Familiares do Cariri Paraibano (Casaco), de Boqueirão; Associação de Desenvolvimento Rural de Capoeiras, Coalhada e Região (Aderccor), de Cubati; Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Produtores Rurais de Uruçu (ADCPRU), de Gurinhém; Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Agricultores e Agricultoras Familiares Serra do Catolé (Adecafs), de Gurinhém; Associação Comunitária dos Moradores de Mendonça, de Mamanguape; Associação Comunitária em Benefício dos Moradores de Alagoas, de Mamanguape; Associação dos Produtores do Assentamento Queimadas, de Remígio; Associação Agrícola dos Moradores da Praia de Campina, de Rio Tinto; e Associação dos Jovens Apicultores do Projeto de Assentamento Vazante, de Tacima.

 

Kalyandra Vaz 
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB 
(83) 3049-9259 / 98610-1118

Tags da notícia: 
Ir para o Topo