Encontro de Capacitadores de técnicos de Ater acontece em Brasília

quarta-feira, 7 Novembro, 2018 - 20:00
Tereza Rodrigues

Começou nesta quarta-feira (7) e irá até a próxima sexta (9) a última etapa do processo de construção do programa de capacitação em gestão para técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que participam do Ater Mais Gestão, o CapGestãoAmazônia. O Encontro de Capacitadores reúne cerca de 20 participantes em Brasília e acontece no âmbito do Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável, desenvolvido pela Agência de Cooperação Alemã (GIZ) e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). A GIZ executa esse Projeto em parceria com o consórcio formado pela ECO Consult e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

Ao dar as boas-vindas aos capacitadores presentes, Frank Krämer, diretor do Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável, explicou que o principal objetivo do evento é o alinhamento sobre as capacitações, que estão previstas para acontecer entre os meses de novembro de 2018 e outubro de 2019. Serão capacitados cerca de 125 agentes de Ater em cinco municípios dos quatro estados atendidos pelo Projeto: Acre, Amapá, Pará e Amazonas. Cerca de 80 organizações econômicas da agricultura familiar e de povos tradicionais na Amazônia serão beneficiadas pelo Programa de Capacitação. “A parceria com a Sead é fundamental para alcançarmos os objetivos da GIZ de avançar com a agenda de clima a nível internacional. Preservar a biodiversidade está entre as estratégias mais relevantes em relação ao uso sustentável dos recursos da Amazônia”, disse Frank Krämer.

À frente da Coordenação de Agroecologia e Produção Sustentável da Sead, Marco Pavarino, reafirmou que a parceria do governo brasileiro com a GIZ é extremamente profícua e tem gerado resultados muito positivos. Inclusive este Encontro de Capacitadores é um deles: “Aqui estamos tratando de pontos essenciais para o trabalho que temos desenvolvido. O primeiro é a integração de políticas dentro do programa Ater Mais Gestão, já que a Ater é uma das políticas mais importantes para a agricultura familiar. Também é importante frisar que é uma ação direcionada à Amazônia, e que a sustentabilidade da floresta é um tema fundamental para os próximos anos”.

A agenda do Encontro inclui alinhamento conceitual e metodológico do projeto; apresentação do histórico, objetivos e funcionamento detalhado do Programa Ater Mais Gestão; construção coletiva dos programas de capacitação e suas ferramentas, além do compartilhamento de experiências. “Aqui temos participantes com bagagens diferentes e trajetórias riquíssimas. Eles lidam diretamente com os agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais e sabem das suas demandas, suas dificuldades e como podemos trabalhar para apoiar a comercialização dos produtos oriundos da região amazônica”, detalhou Gunter Viteri, um dos coordenadores técnicos do Projeto.

 

Tereza Rodrigues, consultora do Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável
Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Contatos: (61) 2020-0120 / 0122 e imprensa@mda.gov.br

 

Ir para o Topo