Em outubro, Sistema Oportunidades monitorou 228 editais

sexta-feira, 10 Novembro, 2017 - 11:00
Ubirajara Machado

No mês de outubro, o Sistema Oportunidades da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) monitorou 228 chamadas públicas para compras de alimentos da agricultura familiar em todo o Brasil. O Sudeste liderou entre as regiões do País, com 90, seguido do Nordeste (62), do Sul (52), Centro-Oeste (15) e do Norte (9).

Um destes editais foi o da Prefeitura de Barreiras/BA, distante cerca de 850 quilômetros da capital Salvador. O edital do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) previa investimentos da ordem de R$ 684 mil e tinha entre os produtos a serem adquiridos (hortifrútis, panificados, carne de frango) derivados da mandioca, tais como 18 sacos de farinha de tapioca e 6 mil unidades de beiju.

A secretária de Educação, Cátia Pereira, explica que presença da mandioca no cardápio das 76 escolas municipais se deve ao fato de haver forte produção local da agricultura familiar, além das qualidades nutricionais. O alimento é rico em fibra, vitamina, carboidrato, potássio e cálcio. Em Barreiras, há regularidade no cultivo e beneficiamento do produto em casas de farinha.

Ela enumera as vantagens da aquisição direta da agricultura familiar sob o ponto de vista da regionalização dos alimentos e do estímulo à produção rural. “O Pnae fomenta a família de produtores com vistas à valorização cultural e fixação do homem no campo e ao respeito a tradições e comportamentos alimentares”, ressalta. Há cerca de 23 mil alunos na rede de ensino de Barreiras.

Para facilitar o acesso aos editais em Barreiras e nas demais cidades brasileiras, o Sistema Oportunidades conta com uma ferramenta comunicacional de disseminação instantânea. Pelo whatsapp são encaminhados regularmente avisos de oportunidades para agricultura familiar. Em Águia Branca/ES, por exemplo, um dos agentes sociais que recebe os conteúdos é Lucelene Fernandes, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

No município capixaba, a chamada pública do Pnae foi lançada para aquisição de R$ 323 mil. A lista de produtos contém 48 alimentos, entre frutas, verduras, legumes e feijão. Lucelene ressalta a importância de ampliar o acesso aos editais e destaca os benefícios financeiros e produtivos para aqueles agricultores familiares que participam de programas de compras públicas.

“É uma oportunidade que os agricultores estão tendo de comercializar sua produção fazendo com que aumente a renda familiar e também motivando eles a diversificar sua propriedade, saindo da monocultura”, comenta a dirigente sindical. Acesse o Sistema Oportunidades: www.mda.gov.br/sitemda/oportunidades e participe do whatsapp enviando mensagem de texto para o número (61) 9.9308.0388.

Wendy Magalhães e Prisley Zuse, sob supervisão da Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Contatos: (61) 2020-0120 e imprensa@mda.gov.br

Tags da notícia: 
Ir para o Topo