DFDA-SC participa da inauguração da Cooperativa dos Produtores de Ostras

quinta-feira, 17 Maio, 2018 - 10:00
Ana Paula Nunes

A Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Estado de Santa Catarina (DFDA-SC) participou, nesta quarta-feira (9), da inauguração da Cooperativa dos Produtores de Ostras. O evento aconteceu em Ribeirão da Ilha, na capital do estado, Florianópolis.

O delegado federal da DFDA-SC, Rafael Larangeira, destaca que “é de extrema importância não só para a capital, mas para todo o estado de Santa Catarina o fortalecimento da produção de ostras e crescimento da atividade, pois além de incentivar a comercialização, é uma valorização cultural que atrai turistas de vários lugares do país. Os maricultores inclusive, são enquadrados na possibilidade de acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e desta forma, podem ampliar cada vez mais sua produção e melhorar sua renda e qualidade de vida.”

A economia, no ramo da cultura, possui um duplo valor para Santa Catarina, pois é reconhecida como a vitrine de experiências e desenvolvimento histórico. Isto faz com que as políticas públicas sejam formadas cada vez mais por segmentos que influenciem outros setores de renda e emprego. A cidade de Florianópolis é conhecida como a capital nacional das ostras, possuindo a maior concentração desta atividade na região do Ribeirão da Ilha.

Esse cenário nacional demonstra para a delegada substituta da DFDA-SC, Ana Paula Nunes, que “embora seja difícil reunir uma sociedade de pessoas para constituir serviços associados, este trabalho não foi impossível. Colocar a ostra como produto no mercado em condições nas quais se apresentam isoladas é dar identidade e propósito à contribuição econômica da cidade e união à ação conjunta entre o governo e população.”

O superintendente do município, Adriano Weickert, afirma que “a parceria da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) é de extrema relevância para potencializar esse crescimento nacional, pois além de ser um mercado expressivo, as políticas públicas devem ser integralizadas em oportunidade regional. ”

 

Assessoria de Comunicação  
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Contatos: (61) 2020-0120 e imprensa@mda.gov.br

Tags da notícia: 
Ir para o Topo