Conselho analisa plano de ação da Anater para 2018

sexta-feira, 11 Maio, 2018 - 14:45
Ascom Sead

O Conselho de Administração (CDA) da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) realizou sua 6ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (10), em Brasília (DF), tendo como principal item da pauta a análise do plano de ação para 2018, incluindo o orçamento, planejamento de gestão de pessoal e organograma.

Ao abrir os trabalhos, o presidente do Conselho, Jefferson Coriteac, titular da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), agradeceu aos conselheiros pelo esforço em participar dos trabalhos do Conselho. “Mesmo não tendo nenhuma remuneração, temos contado com o apoio e dedicação de todos os conselheiros, tanto na análise prévia de documentos, o que demanda bastante tempo, como também durante as reuniões, que sempre apresentam quórum e são bastante resolutivas”, ressalta o secretário.

Durante a reunião, o presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, apresentou um balanço das ações que estão em execução pela Agência. “A Anater já está presente em 21 unidades da Federação, com execução dos projetos Piloto, D. Helder Câmara e Mais Gestão.  “Para realização dos projetos está previsto o investimento de recursos no valor de cerca de R$ 457 milhões, com ações que serão realizadas até o ano de 2.020. Juntos, esses projetos irão beneficiar com serviços de assistência técnica e extensão rural 70.109 Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA’s), em 1.358 municípios, além de 1.032 empreendimentos”.

De acordo com o presidente, a meta da Anater para 2018 é formar 5.000 agentes e 300 gestores, e que que até o final de maio a agência já terá formado 1.028 técnicos em cinco estados, além da formação de um banco de instrutores, com 32 profissionais.

O presidente também informou que a Anater já credenciou 240 empresas prestadoras de Ater e outras 414 estão em processo de credenciamento, ampliando o número de empresas habilitadas para participar das chamadas públicas realizadas pela Anater.

 O presidente também apresentou os avanços no Sistema de Gestão de Ater (SGA), plataforma desenvolvida pela própria Anater, destacando a possibilidade de sistematização de todo o processo das chamadas públicas, desde o recebimento das propostas até a divulgação do resultado final. “Também estamos ampliando a capacidade de gestão do SGA, incluindo um módulo de gestão financeira e a Anatec, uma plataforma de conhecimento para fornecer subsídios informativos para os extensionistas de todo o país.

Ao final da reunião, o presidente do CDA, Jefferson Coriteac, agradeceu pelo apoio e seriedade do trabalho do Conselho e destacou que apesar do pouco tempo de existência, a Anater tem avançado em suas ações e que a contribuição do Conselho tem sido fundamental para o êxito dessas ações.

Representante do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o conselheiro Rodrigo Ramiro também destacou que o Conselho fica satisfeito com resultados que vem sendo alcançados pela Anater.

 

Jerúsia Arruda
Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater)
Assessoria de Comunicação
Contatos: (61) 2020-0905 / 99241-3607 - ascom@anater.org

Ir para o Topo