Bio Brazil Fair proporciona valorização da agricultura familiar

sábado, 9 Junho, 2018 - 11:15
Ascom Sead

Durante quatro dias o Pavilhão de exposições do Anhembi (SP) se transformou em um verdadeiro mundo de orgânicos. Frutas, verduras, suplementos, vinhos, maquiagens, tudo organizado para a comercialização não apenas de produtos, mas também de uma vida mais sustentável. Com o apoio do Governo Federal, na figura da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), 10 empreendimentos da agricultura familiar, selecionados por chamada pública, puderam expor a suas produções na maior feira de orgânicos da América Latina, a Bio Brazil Fair.

Para muitas pessoas, a feira proporciona a primeira oportunidade de degustar e comprar um produto diretamente das mãos diretamente do produtor rural. Mas o que muitos não sabem é como esse tipo de evento impacta na vida dos agricultores familiares. Como é o caso da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados na Região de Porto Alegre (Cootap), que participa pela 6ª vez do evento.

O sócio do empreendimento, Nelson Luiz Krupinski, 37 anos, destaca a motivação dos produtores com a participação da feira. "Essa edição é a melhor da edições que eu já participei, o espaço está amplo, muitas coisas bonitas e novas. Mas o melhor é ver a crescente demanda de orgânicos. Estamos aqui para oferecer para as pessoas que estão mudando o hábito na cidade com o consumo alimentos saudáveis, e ainda valorizando a agricultura familiar."

Já para a Agro Verde Cooperativa de Produtores Rurais tudo é novidade. Participando pela primeira vez Bio Brazil Fair, o representante da cooperativa Diego Barreto comenta que  as expectativas foram alcançadas. "Estou muito feliz porque pudemos expor nossos produtos e tivemos um retorno muito bom, todo mundo gostou. Além disso, as pessoas ficavam surpresas quando eu comentava que éramos do Rio de Janeiro, um estado tão perto e não conheciam os produtos, era uma verdadeira surpresa."

 

Bio Brazil Fair

A Bio Brazil Fair| Biofach América Latina é hoje a plataforma oficial do mercado de produtos orgânicos na América Latina. Reúne desde empresas líderes de mercado até pequenos produtores. A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) apoia 10 empreendimentos selecionados por meio de chamada pública que participam do estande coletivo da pasta.

Cada empreendimento tem um espaço preparado para expor, negociar e vender os produtos, além de um catálogo de apresentação comercial e acompanhamento técnico para abertura de novos mercados. Todos os empreendimentos atenderam aos critérios de possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica e produtos com certificação orgânica reconhecida pela legislação. “A Bio Brazil Fair| Biofach América Latina é uma ótima oportunidade de comercialização para os agricultores familiares. O evento funciona como vitrine para alavancar as vendas do setor, além de fortalecer e reconhecer a agricultura familiar”, afirma o secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac.

Os outros participantes brasileiros que estão no estande são: Coopernatural, Coopeg, Coopfam, Coopavam, Cootap, Weber Haus, Fazenda Bacuri, Agro Verde, Cooperacre.

 

Serviço

Bio Brazil Fair 2018

Data: 06 a 09 de junho de 2018

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi, São Paulo/SP.

 

Para saber mais sobre a Bio Brazil 2018, clique aqui.

 

Carolina Gama

Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

Contatos: (61) 2020-0120 e imprensa@mda.gov.br

Tags da notícia: 
Ir para o Topo