Agricultura familiar ganha espaço na Semana Internacional do Café em BH

quarta-feira, 7 Novembro, 2018 - 12:15
Ascom Sead

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) participará da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, entre os dias 7 e 9 novembro, com a presença de seis produtores rurais. O evento irá apresentar diversas ações focadas nas áreas de mercado e consumo, conhecimento e inovação, negócios e empreendedorismo para milhares de profissionais do mundo.

A SIC é um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. A feira é realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (FAEMG), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Café Editora, e será gratuito somente para profissionais do setor.

Convidados pela Sead, participarão do evento empreendimentos da agricultura familiar e produtores de café. Eles representarão as regiões Norte, Nordeste e Sudeste. No estande da pasta, serão expostos o café 100% arábico e o café Conilon. Entre os empreendimentos selecionados estão: o Café Iranita, o Café Apuí, a Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos da Chapada Diamantina (Cooperbio), a Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu Ltda. (Coomap) e a Cooperativa dos Produtores de Café Especial de Boa Esperança Ltda.

De acordo com os dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Brasil é o maior produtor e exportador de café e o segundo maior consumidor da bebida no mundo. A agricultura familiar é responsável por 38% do café produzido no Brasil.

Para o secretário da Sead, Jefferson Coriteac, a agricultura familiar, mais uma vez, mostrou a sua importância na participação econômica do país. “Existem no Brasil quase 197 mil estabelecimentos agropecuários de agricultores familiares, em que a venda deste produto corresponde a 30% ou mais de suas receitas agropecuárias”, afirmou. Os maiores estados produtores são Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná e Rondônia.  

Pela primeira vez

O evento sediará pela primeira vez, quatro campeonatos mundiais em 2018, sobre diversas maneiras de fazer café. Serão mais de cem competidores representando 40 países. As disputas serão organizadas pela World Coffee Events (WCE), entidade ligada à Associação de Cafés Especiais – a mais relevante no mundo.

Evento

A Semana Internacional do Café (SIC) é um encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. O evento acontece na capital do estado que é o maior produtor do Brasil – Belo Horizonte.

 

Serviço

Semana Internacional do Café (SIC)

Data: 7 a 9 de novembro

Local: Pavilhão de Exposições – ExpoMinas – Belo Horizonte

Participação:

- Pessoa Jurídicas e Profissionais do Setor:

Entrada gratuita

Se você é produtor utilize seu número do cartão produtor.

- Profissionais do setor que não possuem CNPJ: R$ 30,00

Credencial válida para os 3 dias de feira

- Visitantes internacionais: Entrada gratuita

Para garantir a entrada gratuita, é necessária a apresentação do número do do passaporte

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Contatos: (61) 2020-0120 e imprensa@mda.gov.br

 
 

Ir para o Topo