Agricultura Familiar encanta ainda mais o Natal da Serra Gaúcha

segunda-feira, 3 Dezembro, 2018 - 17:30
Ascom Sead

Gramado, cidade gaúcha famosa pela decoração de Natal, ficará ainda mais encantadora com a Feira da Agricultura Familiar. Entre os dias 6 e 9 de dezembro, cerca de 40 empreendimentos do campo levarão o que produzem de melhor para o Centro de Eventos da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs). A ação é idealizada pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e tem o objetivo de aproximar a vida urbana da rural. Além da comercialização de alimentos, a programação conta com rodas de negócios, cozinhas interativas e o melhor, a entrada é gratuita.

Quem reservar tempo para a feira, encontrará: sucos, chás, vinhos, espumantes, cervejas, cachaças, doces, biscoitos, embutidos, mel, polpas de frutas, queijos, pães, massas e muito mais. O diferencial é a mão de obra familiar, artesanal, orgânica e sustentável. Uma produção que preserva e promove a cultura local a partir da valorização de suas práticas e saberes.

De acordo com o secretário especial da pasta, Jefferson Coriteac, a feira é uma ótima oportunidade para mostrar a importância da agricultura familiar.  “O evento funciona como vitrine para alavancar as vendas do setor, além de fortalecer e reconhecer a agricultura familiar. A feira coloca em evidência aqueles que abastecem mais de 70% da mesa dos brasileiros”. Dessa forma, é possível ampliar o acesso aos empreendimentos familiares a mercados, ao realizar novos negócios e expandir o debate sobre os benefícios dos produtores na economia do país.

O que te espera na 1ª Feira da Agricultura Familiar

Além dos diversos produtos, a programação do evento oferecerá opções de lazer para toda a família. Os visitantes terão a oportunidade de degustar pratos da culinária regional na “Cozinha Show Interativa”, onde chefs renomados demonstrarão como a agricultura familiar contribui com a gastronomia brasileira. E as crianças não ficarão de fora, haverá a “Cozinha-Kids”, onde elas poderão ter um contato diferente com os alimentos por meio de monitoria, além da presença de food trucks no local.

Toda a programação é um convite para que as pessoas conheçam o sucesso da agricultura familiar do Rio Grande do Sul. A ideia é que os visitantes valorizem o trabalho dessas famílias que contribuem para o desenvolvimento sustentável de seus municípios e para a segurança alimentar do país.

A Feira da Agricultura Familiar é uma ação da Sead em parceria com o Instituto Federal da Paraíba e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul (SDR-RS).

Serviço:

Feira da Agricultura Familiar em Gramado/RS

Data: 06/12 a 09/12/18, das 12h às 22h.

Local: Centro de Eventos FAURGS - Rua São Pedro, 663 – Gramado /RS

 


Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Contatos: (61) 2020-0120 / 0122 e imprensa@mda.gov.br

Ir para o Topo