Notícias

Roseli Hermann, 52 anos, e Marilene Hermann, 50, são irmãs e a fraternidade permeia também no ambiente de trabalho. As agricultoras familiares vendem, juntas, maracujá, ovos caipiras, alface, mandioca, artesanatos; tudo produzido em Matupá, no Mato Grosso. O destino da produção é a Feira de Matupá, há 720km de Cuiabá-MT, para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Embelezar o ambiente, servir como terapia e até mesmo ser uma fonte de renda. Foi isso que o artesanato proporcionou à agricultora familiar, Zuleide Laurindo de Souza, de 70 anos, que vive no assentamento Pequeno Ilha, em Planaltina (DF). O melhor é que a principal matéria-prima dessa artesã vem de uma planta que ela e os vizinhos têm no quintal: a bananeira. 
Matéria-prima do chocolate, o cacau é um fruto que marca a história do Brasil e tem seu dia reconhecido: 26 de março. Foi no sul da Bahia, que o cacaueiro, árvore também conhecida como “fruto de ouro”, encontrou as melhores condições de solo e clima para expandir-se. Assim, por muitos anos, as fazendas cacaueiras tiveram uma importante representação na economia nacional.
A comitiva da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) esteve no estado do Amazonas, nesta sexta-feira (24), para apresentar políticas e projetos da pasta para temas como reforma agrária, regularização fundiária, titulações, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), além de mostrar as ações em prol do desenvolvimento da agricultura familiar do Brasil.
 Agricultores familiares do Brasil terão a oportunidade de apresentar seus produtos na maior feira multissetorial do continente africano. O edital de chamada pública para a Saitex 2017 abre as inscrições de 25 de março a 23 de abril e irá selecionar até oito empreendimentos da agricultura familiar para participar do evento, que acontece entre os dias 25 e 27 de junho, em Johanesburgo, na África do Sul.
A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) lançou na manhã desta quinta-feira (23), a campanha #MulheresRurais, mulheres com direitos 2017. A ação é realizada em parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e com a Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (REAF).
A capital do Brasil recebe, nesta quinta-feira (23), o último seminário que organiza o curso de Gestão em Cooperativismo para Dirigentes de Empreendimentos da Agricultura Familiar em todo o Brasil. Para desenvolver a formação, todas as cinco regiões foram incluídas na agenda no intuito de atender às demandas locais específicas. Agora foi a vez do Centro-Oeste debater a melhor forma de aplicação do projeto direcionado aos líderes de cooperativas.
Foi com versos sobre frutos da nossa terra, da poetisa Tita de Lima e Silva, que a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) lançou, na manhã desta quinta-feira (23), em Brasília, a campanha #MulheresRurais, mulheres com direitos.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) encerrou, nessa quarta-feira (22), as reuniões e debates sobre as ações e políticas públicas da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). Durante a reunião, foram discutidas as prioridades e as demandas da sociedade civil para um melhor funcionamento do Conselho.
Integrantes do Programa Terra Legal, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), apresentam nesta semana, nos Estados Unidos da América (EUA), os avanços do trabalho realizado no Brasil. A oportunidade acontece em Washington, na 18ª Conferência Anual do Banco Mundial sobre Terra e Pobreza, que neste ano tem como tema: “Governança Responsável da Terra: Rumo a uma Abordagem Baseada em Evidências”.
Começa hoje (23) e vai até o dia 25 de março a Feira do Agronegócio e da Agricultura Familiar do Vale do São Francisco (Fevasf), no município de São Francisco, no Norte de Minas. O evento terá palestras, visitas aos assentamentos do crédito fundiário, titulações e a feira da agricultura familiar, além de leilões e shows. Consultores da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) participarão do evento, com palestras sobre os programas de comercialização e mais gestão e de crédito fundiário. Esta é a 10ª edição da Fevasf.
Com o objetivo de dar visibilidade às mulheres rurais, e ao trabalho fundamental que desempenham para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável, o Brasil lança a campanha #MulheresRurais, mulheres com direitos. A iniciativa acontece em toda América Latina e Caribe, sendo capitaneada pela Reunião Especializada em Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf) e pela Organização para Agricultura e Alimentação (FAO).
Está aberto o processo seletivo para a Bio Brazil Fair | Biofach America Latina, maior evento de negócios e produtos orgânicos da América Latina. A feira será montada no pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, de 7 a 10 de junho. A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) seleciona, entre o dia 23 de março e 9 de abril, empreendimentos do setor para representarem o país durante o evento.
Criado no início de 2014 para capacitar jovens ligados ao meio rural e egressos de universidades, para atuação na área de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), em Rondônia, o projeto Residência Agroflorestal é uma parceria entre a Universidade Federal de Rondônia (Unir) – Campus de Rolim de Moura e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), tendo como executor financeiro o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Por meio do projeto que carrega o slogan “Alimentos bons, limpos e justos: ampliação e qualificação da participação da agricultura familiar brasileira no movimento Slow Food", a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) visitou produtores em São Paulo para criar a fortaleza da fruta cambuci. A agenda aconteceu nesta segunda-feira (19), na região conhecida como Rota do Cambuci, no bairro Parelheiros.

Páginas

Ir para o Topo