Agricultores de MT participam de oficina de políticas da Sead

quarta-feira, 11 Outubro, 2017 - 12:00
DFDA-MT

A Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Mato Grosso (DFDA-MT) realizou, nessa terça-feira (10), uma oficina de políticas públicas da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) no município de Peixoto de Azevedo, região do Portal da Amazônia. Os principais temas apresentados foram o Plano Safra da Agricultura Familiar e o Selo da Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf).

Participaram da ação agricultores familiares de um contrato de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), realizado com recursos da Sead, nos municípios de Nova Canaã do Norte, Nova Santa Helena, Terra nova do Norte, além de Peixoto de Azevedo. Além deles, também estiveram presentes outros produtores rurais, totalizando representantes de 14 municípios da região, que possui um grande número de cooperativas, entre elas de atividades agroflorestais, além de assentamentos da reforma agrária.

Segundo a delegada substituta do DFDA-MT, Luciana Gallan, a oficina teve um papel fundamental no resgate da autoestima dos agricultores da região. “Nossas famílias devem que ter orgulho de colocar a comida na mesa dos brasileiros e manter viva as culturas regionais através da gastronomia”, disse Luciana, reforçando que a maioria nunca tinha se dado conta disso.

A técnica Benedita da Guia Ferreira Mendes destacou a importância que o Sipaf fará para a agricultura familiar do Portal da Amazônia. “O Selo é muito importante para todos nós que trabalhamos com extensão rural aqui na região, especialmente os beneficiários do contrato de Ater que atendemos. Eles terão o reconhecimento, enquanto agricultores familiares, e nós daremos visibilidade também aos trabalhos que são realizados no âmbito da assistência técnica”, afirma Benedita, ressaltando que, às vezes, a população desconhece a existência da agricultura familiar no Mato Grosso. “Mas os agricultores existem, sim, e estão produzindo uma diversidade muito grande na nossa região. O Selo vem para agregar valor à produção, dando essa visibilidade e importância.

Saiba mais sobre o Sipaf aqui.


Valéria Araújo
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação
Contatos: (61) 2020-0128 / 0127 e imprensa@mda.gov.br

Imagens: 
Ir para o Topo