Agenda no MEC sobre educação do campo dá seguimento às atividades da Reaf

quinta-feira, 8 Fevereiro, 2018 - 16:00
Ascom Sead

Como resultado de um encaminhamento da última Sessão Nacional da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf), realizada em novembro de 2017, representantes da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) se reuniram, nesta terça-feira (6), com o Ministério da Educação (MEC), da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familair do Brasil (Contraf).

O objetivo da reunião foi discutir um balanço sobre o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), instituído em 2012 pelo MEC para integrar um conjunto de ações voltadas para assegurar a melhoria do ensino nas redes existentes, bem como, a formação dos professores, produção de material didático específico, acesso e recuperação da infraestrutura e qualidade da educação no campo em todas as etapas e modalidades.

A apresentação do Pronacampo pelo MEC se insere no monitoramento das ações do Brasil no cumprimento da Recomendação de Educação Rural do Mercosul nº 02/11, que estipula diretrizes para que os países da região promovam políticas públicas de educação contextualizadas às diferentes realidades do campo e que garantam uma educação de qualidade em todos os níveis e modalidades de ensino para a população do campo.

Segundo o analista técnico de políticas sociais da Sead, Rafael Dias, a agenda consolida o trabalho que vem sendo feito pela Reaf de aproximar governos e organizações da agricultura familiar no aprimoramento das políticas públicas da região. "É muito gratificante ver os instrumentos de Recomendações e Diretrizes construídas no âmbito do Mercosul incidindo na gestão das políticas no âmbito nacional. Vamos continuar estimulando este tipo de articulação no Brasil e também nos países que participam da REAF."

Para o analista técnico de políticas sociais da Coordenação Geral de Políticas para Mulheres Rurais, Juventude, Povos e Comunidades Tradicionais, ponto focal de juventude na Reaf, Leonardo Taveira, a participação do MEC nas últimas reuniões da REAF tem sido fundamental para que o tema da educação do campo avance na região. "O tema da educação do campo é chave para a promoção da sucessão rural em todos os países da região, por isso temos que estreitar cada vez mais a parceria com o MEC nas ações da Comissão de Juventude Rural".

Educação do campo e Reaf

A falta de oportunidades de educação para as/os jovens do campo é uma das principais causas do êxodo da juventude rural, por isso a educação do campo é uma das agendas prioritárias da Reaf. As discussões sobre o tema são tratados na Comissão de Juventude Rural e foi pauta da última Reaf realizada em Florianópolis, com destaque para a aproximação realizada entre a Reaf e o Setor Educacional do Mercosul durante a presidência pró tempore do Brasil, que prevê a realização conjunta de experiências formativas e de um seminário sobre educação do campo neste ano.


Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação
Contatos: (61) 2020-0120 e imprensa@mda.gov.br
 

Ir para o Topo