Acerola será destaque na Biofach 2018

quinta-feira, 8 Fevereiro, 2018 - 11:15

Com duas décadas de existência, a Frutipérola, cooperativa localizada no munícipio de Pérola, na região de Umuarama, noroeste do estado do Paraná, já pode se orgulhar de seus feitos. Pela primeira vez o empreendimento embarca para uma oportunidade internacional, a Biofach 2018, maior e mais importante feira de orgânicos do mundo. O evento acontecerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro em Nuremberg, Alemanha. A feira será uma vitrine da agricultura familiar do Brasil para o mercado internacional de orgânicos. Os expositores poderão mostrar a origem de seus produtos, suas formas de produção e fechar negócios.

A história da cooperativa é conhecida em todo o município. Desde a perda da primeira safra no ano de 1992, que foi toda para o lixo, até meados dos anos 2000, quando entrou no sistema orgânico que abriu novos rumos para compradores. Mesmo com limitações, os cooperados driblaram as dificuldades, se sustentaram e encontraram na adversidade uma oportunidade de crescer. 

O grande trunfo da cooperativa está em sua matéria-prima, a acerola, fruta pequena, mas muito rica em nutrientes, e conhecida como uma poderosa fonte de vitamina C, vitamina que está relacionada à diminuição de problemas cardíacos e de alguns tipos de cânceres, além de melhora na saúde da pele. 

Desde 2011 a cooperativa passou a ser 100% orgânica. De lá para cá nunca faltou comprador, 100% da safra é vendida, garante o presidente da cooperativa, Luciano Lazarin. As expectativas para a feira são as melhores possíveis. Para o ano de estreia da cooperativa na feira, eles levarão polpas de acerola orgânica e acerolas verdes orgânicas para expor no estande coletivo da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), que além deste, tem outros oito empreendimentos selecionados por meio de chamada pública.

É importante ressaltar que quanto mais verde a fruta estiver mais vitamina C terá e, dependendo da época da colheita essa pode sofrer alteração na quantidade de vitamina C. Está aí o potencial de vendas. “O mercado brasileiro está crescendo e a agricultura familiar precisa acompanhar essa demanda”, afirma Luciano. O cultivo da acerola vem acentuando de forma persistente e tem despertado interesse entre os produtores e consumidores brasileiros, tanto in natura como em outros subprodutos industriais. A meta agora é a exportação e a Biofach pode ser a grande oportunidade da cooperativa que já é fortalecida no mercado nacional. 

Biofach

A agricultura familiar além de responsável pela produção de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, atravessa o Oceano Atlântico, apresentando sabores típicos do Brasil.A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), com o intuito de ampliar o mercado consumidor, levará nove empreendimentos selecionados por meio de chamada pública para a Biofach 2018. O evento que acontece entre os dias 14 e 17 de fevereiro, em Nuremberg, Alemanha, é considerado a maior e mais importante feira de orgânicos do mundo. A Biofach acontece anualmente e está em sua 29ª edição. A Sead participa pelo 15º ano.
 
Os nove empreendimentos brasileiros: Cootap, Coopfam, Cooperacre, Coodapis, Fazenda Bacuri, Reca, Weber Haus, Frutipérola e Coopercuc, mostrarão os produtos e sabores da agricultura familiar do Brasil, e ainda suas formas de gestão e as histórias das cooperativas no estande Brasil - Family Farming. Estarão presentes produtores de arroz, café, castanha-do-brasil, mel, geleias, licores, polpas e cachaças.  

Serviço

Biofach 2018
Data: 14 a 17 de fevereiro de 2018
Local: Nuremberg, Alemanha
 
Para saber mais sobre a Biofach 2018, clique aqui. 
Para acessar o catálogo das Cooperativas, clique aqui. 
 

Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação
Contatos: (61) 2020-0120 e imprensa@mda.gov.br

 

 

 

Tags da notícia: 
Ir para o Topo