Notícias

Na tarde desta sexta-feira (9), o secretário José Ricardo Roseno, da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), participou da cerimônia na qual o presidente Michel Temer assinou o decreto que regulamenta a Lei de Renegociação de Dívidas Rurais (Lei 13.340) de produtores do Norte e do Nordeste prejudicados pela seca. O evento, realizado em Fortaleza (CE), teve a presença de ministros de estado, deputados, senadores e do governador do Ceará, Camilo Santana.
Nos dias 13 e 14 de dezembro começa a Oficina de Capacitação para a feira Biofach, que acontece em fevereiro de 2017 na Alemanha. O evento acontece em Brasília e os agricultores familiares que levarão os produtos para o evento receberão orientação para alavancar as vendas.Além de técnicos da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) participam da capacitação especialistas do Sebrae, Apex Brasil e Ministério do Industria, Comércio Exterior e Serviços.  
A cidade de Iconha, a 75 quilômetros da capital Vitória, é uma referência em transição agroecológica para todo o estado do Espirito Santo. O respeito mútuo entre extensionistas e produtores mudou o cenário agrícola do município a partir da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). A união entre o saber técnico e a experiência do agricultor transformou a vida de muitas famílias da região.
“Ver a transformação com nossas pequenas ações”. Essa é uma das motivações do trabalho de Mateus Lima, que há seis anos atua como extensionista. Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, ele teve algumas experiências com o agronegócio, mas não esconde o encanto pela agricultura familiar. “Vai muito além do salário. É um prazer enquanto ser humano, enquanto profissional”, afirma.
A 7ª Reunião Anual da Rede Latino Americana para Serviços de Extensão Rural (RELASER), realizada no período de 25 a 27 de novembro, em Puerto Vallarta no México, contou com a participação de mais de 150 extensionistas da América Latina e Caribe. O evento aconteceu em conjunto com a Reunião Nacional da Rede de Desenvolvimento Rural Sustentável (RENDRUS), do México, a qual reuniu mais de 400 participantes entre extensionistas e agricultores do país. Veja aqui o vídeo do evento. 
Começou nesta quinta-feira (8), no município de Crato, a 15 Km de Juazeiro do Norte, o “Encontro Regional de Acesso à Terra, Assistência Técnica e Sucessão Rural” voltado para a população do interior cearense. O evento é promovido pelo Instituto Flor do Piqui, organização não governamental, que em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) presta Assistência Técnica e Extensão Rural, além de atuar no Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
Atenção agricultores familiares que cultivam açaí, babaçu (amêndoa), borracha natural, cacau (amêndoa), cará, inhame, leite, manga, mandioca, maracujá, sorgo, tomate trigo e triticale contam neste mês com o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) para os financiamentos destas 14 culturas.
Quase 260 mil agricultores de 255 municípios do estado da Bahia, Ceará, Pernambuco e Piauí vão receber o pagamento do Garantia-Safra a partir do mês de dezembro. São 259.018 pessoas, precisamente. O seguro, referente à safra 2015/2016, será destinado para aqueles agricultores que aderiram ao programa e que tiveram perdas de, no mínimo, 50% da produção, devido à estiagem. 
A região Noroeste Fluminense tem quase sessenta produtores orgânicos e a boa notícia é que, em breve, o número de lavouras com esse perfil pode chegar a noventa. Um convênio entre a Fundação Banco do Brasil e a Associação Central dos Produtores de Leite de Pádua (ACEPROL) injetou R$ 200 mil no Sistema Agroflorestal por meio da compra de equipamentos e recursos para consultoria agrícola.
Ainda que no meio rural o trabalho seja feito majoritariamente por homens, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater/RO) investiu em um projeto de Ater só para mulheres. Uma ação que revolucionou a vida de agricultoras dos municípios de Ouro Preto do Oeste, Teixeirópolis, Nova União, Vale do Paraíso, Governador Jorge Teixeira, Presidente Médici e Jaru.
Durante o seminário “Plataforma de Resultados da Assistência Técnica e Extensão Rural Brasileira”, que ocorre nesta quinta-feira (8), em Brasília, o secretário especial da Sead, José Ricardo Ramos Roseno, participou da cerimônia de assinatura do convênio para o repasse de R$ 52 milhões destinados ao serviço público de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) dos 27 Estados da Federação. 
Representantes de instituições do governo e da sociedade civil de cinco estados mais o Distrito Federal (DF) se preparam para a criação do Plano de Ação Estratégico para o Apoio às Cadeias de Valor de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Um encontro realizado nesta semana, em formato de oficina, deu o start nos trabalhos. Essa é mais uma etapa do Projeto de Fortalecimento da Gestão da Agricultura Familiar em Plantas Medicinais e Fitoterápicos, que chega ao fim em 2016, após dois anos de promoção da saúde e inclusão produtiva com foco na agricultura familiar. 
“Sem o extensionista, nada disso aqui seria possível”. A frase do agricultor Luiz Carlos Laux, de 50 anos, expressa a gratidão do morador de Sertão Santana, município do Rio Grande do Sul, ao agente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que atende sua região. 
Moradores de 14 cidades do entorno de Aracruz, no Espírito Santo, participaram nesta quarta-feira (7) da solenidade de entrega de 353 novos Selos de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf), com a presença de representantes da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). 
A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) participará nesta sexta-feira (09/12) de evento na Universidade Regional do Cariri (URCA), no município de Crato (CE), promovido pelo Instituto Flor do Piqui, organização não governamental que presta assistência técnica e extensão rural, além de atuar junto ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

Páginas

Ir para o Topo