Notícias

No último mês, a nova plataforma “Vitrine da Agricultura Familiar” recebeu mais de mil cadastros de produtos. Além da solicitação e renovação do novo Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf), as organizações econômicas podem expor seus produtos na plataforma.
A Associação dos Agricultores Familiares do Alto Urupadi (AAFAU), de Maués (AM), participou no dia 6 de dezembro do 2º Fórum de Comércio Justo e Ético – uma iniciativa da União Europeia para identificar e compartilhar as melhores práticas do tema, além de oferecer maior variedade de produtos aos importados europeus.
Com o objetivo de conhecer e debater as políticas públicas e iniciativas que visam atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na América Latina, a International Land Coalition América Latina (ILC – ALC), em parceria com a Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf), realizou encontro sobre os “Avanços e Desafios dos ODS para a agricultura familiar e os direitos sobre a terra.”
O Programa de Organização Produtiva de Mulheres Rurais (POPMR) surgiu em 2008 para atender a classe feminina em todas as regiões brasileiras. Instituído pela Portaria Interministerial n° 2, o POPMR é de responsabilidade da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) para fortalecer as organizações produtivas de trabalhadoras rurais. As agricultoras atendidas passam a ter acesso a outras políticas públicas de apoio à produção e comercialização da mesma, promovendo a autonomia econômica e o protagonismo feminino no campo.
Com o objetivo de promover o incentivo e acesso à leitura no meio rural com a implantação de bibliotecas, a formação e capacitação de agentes de leitura, o então Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), hoje Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), criou, em 2003, o Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras.
Em um momento de exigências crescentes com as cooperativas rurais em relação às suas práticas de administração, o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural Mais Gestão (Ater Mais Gestão) promove o fortalecimento da agricultura familiar para o alcance de melhores resultados de mercado para os cooperados.
Com a finalidade de garantir qualidade e segurança higiênico-sanitária aos produtos da agricultura familiar, em 2006, sob a coordenação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), foi criado o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).
A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reuniu agricultores familiares de Mato Grosso no 1º encontro intitulado “Oportunidades de Negócios para a Agricultura Familiar”, realizado entre os dias 4 e 5 de dezembro, em Cuiabá.
O Projeto Dom Helder Camara é um programa de ações referenciais de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável nas regiões semiáridas do Brasil. Tem o propósito de reduzir desigualdades, moderando os efeitos causados pelas condições climáticas adversas com a integração de políticas públicas federais, estaduais e municipais.
Neste fim de ano, os consumidores terão mais uma oportunidade de conhecer produtos saudáveis e diversificados da agricultura familiar. Isso porque a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) levará 60 empreendimentos para participar da Feira da Agricultura Familiar, em Porto Alegre, entre os dias 11 e 14 de dezembro. Com isso, é possível mostrar a importância do setor para a economia e comprovar a qualidade dos alimentos feitos pelo produtor. 
Qualidade, diversidade e alimentos saudáveis: a agricultura familiar tem muito o que oferecer. Para mostrar todos os benefícios que o setor traz, não apenas para a economia, mas também para a mesa dos brasileiros, a cidade de Gramado (RS) recebe a Feira da Agricultura Familiar até o domingo (9).
O Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) atua de forma a dar apoio e segurança aos produtores que participam do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), em caso de baixa de preços no mercado. Além disso, estimula a diversidade da produção agropecuária e articula as diversas políticas de crédito e comercialização, mantendo a continuidade das atividades produtivas do meio agrícola. 
Representantes da Rede de Extensão Rural de todo o país participaram, nesta segunda-feira (3), do seminário “Desafios da Extensão Rural no contexto atual”, marcando a abertura da Semana Nacional do Extensionista Rural 2018, realizado pela Agência Nacional de assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF.
A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) comemora, nesta quinta-feira (6), o Dia Nacional do Extensionista Rural.Esta data, instituída em 1948 pelo governo federal foi escolhida em homenagem a primeira instituição de extensão rural criada no Brasil, a Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar), hoje Emater-MG.
A Subsecretaria de Reordenamento Agrário (SRA) realizou, nesta segunda-feira (03), a 30ª Reunião do Comitê Permanente do Fundo de Terras e do Reordenamento Agrário, que reuniu representantes de cinco estados e demais membros do comitê para discutir e propor ajustes nos textos do regulamento e do manual operativo do Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária (PCRF).

Páginas

Ir para o Topo