Notícias

Agricultores familiares que cultivam açaí, arroz, babaçu, banana, batata, borracha natural, cacau, cana-de-açúcar, cará/inhame, feijão caupi, leite, mamona, maracujá, mel, raiz de mandioca e tomate contam, neste mês, com o bônus de garantia de preço do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) para os financiamentos destas 16 culturas. 
O conceito de juventude no Brasil abrange pessoas com idade entre 15 e 29 anos. A juventude tem papel fundamental na realização de mudanças sociais positivas e para construção de bases para um mundo justo e pacífico. Justamente por isso e para uma maior visibilidade desse segmento foi criado o Dia Internacional da Juventude, celebrado no último domingo, 12 de agosto.
Mais do que simplesmente comemorar uma data e prestar homenagens, é preciso contar a sua história, suas lutas, feitos e vitórias para a garantia dos resultados mínimos esperados e para a perpetuação de um legado, e o Dia Internacional dos Povos Indígenas é uma dessas datas. 
No mês de julho foram realizadas 497 chamadas públicas para compra de alimentos da agricultura familiar em todo o Brasil.O estado de São Paulo teve o maior número de editais registrados, com 108 oportunidades, seguido por Rio Grande do Sul, com 107 oportunidades e por Minas Gerais, com 72. 
No dia 5 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde, em homenagem ao cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz. Esta data foi oficializada e inserida no calendário oficial brasileiro pelo Decreto-Lei nº 5.352, de 8 de novembro 1967, com o intuito de ressaltar a importância dos cuidados que devemos ter com o corpo e a importância de buscar o equilíbrio físico e mental.
Para fechar a série de matérias em homenagem ao Dia do Agricultor, comemorado no dia 28 de julho, nesta sexta-feira (27), a abordagem é sobre a imagem do agricultor e a conscientização da sociedade acerca do trabalho desenvolvido por eles. Além do entendimento sobre os desafios que os agricultores familiares enfrentam e a identificação de maneiras eficientes de apoio a estes produtores.
O avanço da produtividade da agricultura brasileira tem sido notório e tem muito a ver com a utilização de mais e melhores tecnologias no processo produtivo. Dando seguimento às publicações da Semana do Agricultor, nesta quinta-feira, (26), a pauta é o plantio saudável das culturas e o melhor manejo na manutenção, produção e colheita da produção agrícola.
No mês de junho tiveram 252 chamadas públicas para a compra de alimentos da agricultura familiar em diversos municípios brasileiros.  O estado de Minas Gerais teve o maior número de registros, com 40 oportunidades.  Seguido pelo Rio Grande do Sul, com 39 oportunidades e por São Paulo, com 35 oportunidades. Confira tabela com todos os estados brasileiros:
Aproveitando a semana do agricultor, nesta quarta-feira, 25, a abordagem é sobre as sementes e o impacto na agricultura desde a sua descoberta. Datada entre 10.000 e 12.000 a.C., a semente é o insumo mais importante da agricultura. Na época não se criavam ambientes agrícolas controlados como se faz na agricultura de hoje. Os agricultores cuidavam das espécies que ocorriam naturalmente, modificando seus habitats, facilitando sua reprodução, controlando seus competidores naturais e, eventualmente, transferindo-as para locais mais convenientes. 
Duas mulheres, dois períodos diferentes: ambas lutando pelo mesmo ideal. Tereza de Benguela liderou um quilombo na época do Brasil Colônia, por duas décadas. Em um tempo em que os negros eram escravos e mulheres não tinham voz, foi a força feminina que surgiu como símbolo de liderança e de luta pela liberdade. Já a presidente da Associação da Comunidade Quilombola Sabino, Eliene Souza, ainda trava uma batalha a favor dos descendentes mesmo 130 anos após a abolição da escravatura.
Com o intuito de dar sequência às comemorações da Semana do Agricultor, nesta terça feira, 24, o tema abordado é o solo e a importância para o plantio, colheita e conservação. Constituindo fator fundamental para a agricultura, o solo é um dos poucos recursos naturais renováveis e uma das principais matérias-primas da agricultura.
Nesta terça-feira (24), a Lei 11.326, de 2006, conhecida como Lei da Agricultura Familiar, completa 12 anos. A lei estabelece os conceitos, princípios e instrumentos destinados à formulação das políticas públicas direcionadas à agricultura familiar. Além de definir de forma objetiva o público beneficiário da política nacional da agricultura familiar e qualificar os empreendimentos familiares rurais.
Considerada uma das profissões mais antigas da humanidade o agricultor é um dos principais motores da economia nacional, responsável por produzir a maior parte dos bens essenciais para o sustento do país. Relatos históricos apontam que a profissão está presente no mundo há cerca de 3.000 a.C. Hoje muita coisa mudou, a tecnologia entrou em cena, mas não se pode esquecer da importância histórica desta profissão, que mudou a maneira como o homem passou a viver e enxergar o mundo.
Agricultores familiares (cooperativas, agroindústrias, empreendimentos) interessados em participar de grandes eventos internacionais terão mais uma oportunidade. A partir desta quinta-feira (19) começam as inscrições para seleção dos empreendimentos que irão para Lima, no Peru, expor os produtos na Expoalimentaria, no estande Brasil - Family Farming. A feira é tida como um ponto de encontro internacional de empresas exportadoras e recebe compradores dos cinco continentes.
Em homenagem ao nascimento de José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido por Visconde de Cairu, o Patrono do Comércio Brasileiro comemora-se, em 16 de julho, o Dia do Comerciante. Esta data, instituída pela Lei nº 2.048, de 26 de outubro de 1953, é destinada a homenagear todos os profissionais que trabalham na área do comércio, ou seja, na venda de produtos e serviços.

Páginas

Ir para o Topo