Notícias

Em um momento de exigências crescentes com as cooperativas rurais em relação às suas práticas de administração, o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural Mais Gestão (Ater Mais Gestão) promove o fortalecimento da agricultura familiar para o alcance de melhores resultados de mercado para os cooperados.
Com a finalidade de garantir qualidade e segurança higiênico-sanitária aos produtos da agricultura familiar, em 2006, sob a coordenação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), foi criado o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).
A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reuniu agricultores familiares de Mato Grosso no 1º encontro intitulado “Oportunidades de Negócios para a Agricultura Familiar”, realizado entre os dias 4 e 5 de dezembro, em Cuiabá.
O Projeto Dom Helder Camara é um programa de ações referenciais de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável nas regiões semiáridas do Brasil. Tem o propósito de reduzir desigualdades, moderando os efeitos causados pelas condições climáticas adversas com a integração de políticas públicas federais, estaduais e municipais.
Neste fim de ano, os consumidores terão mais uma oportunidade de conhecer produtos saudáveis e diversificados da agricultura familiar. Isso porque a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) levará 60 empreendimentos para participar da Feira da Agricultura Familiar, em Porto Alegre, entre os dias 11 e 14 de dezembro. Com isso, é possível mostrar a importância do setor para a economia e comprovar a qualidade dos alimentos feitos pelo produtor. 
Qualidade, diversidade e alimentos saudáveis: a agricultura familiar tem muito o que oferecer. Para mostrar todos os benefícios que o setor traz, não apenas para a economia, mas também para a mesa dos brasileiros, a cidade de Gramado (RS) recebe a Feira da Agricultura Familiar até o domingo (9).
O Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) atua de forma a dar apoio e segurança aos produtores que participam do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), em caso de baixa de preços no mercado. Além disso, estimula a diversidade da produção agropecuária e articula as diversas políticas de crédito e comercialização, mantendo a continuidade das atividades produtivas do meio agrícola. 
Representantes da Rede de Extensão Rural de todo o país participaram, nesta segunda-feira (3), do seminário “Desafios da Extensão Rural no contexto atual”, marcando a abertura da Semana Nacional do Extensionista Rural 2018, realizado pela Agência Nacional de assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF.
A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) comemora, nesta quinta-feira (6), o Dia Nacional do Extensionista Rural.Esta data, instituída em 1948 pelo governo federal foi escolhida em homenagem a primeira instituição de extensão rural criada no Brasil, a Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar), hoje Emater-MG.
A Subsecretaria de Reordenamento Agrário (SRA) realizou, nesta segunda-feira (03), a 30ª Reunião do Comitê Permanente do Fundo de Terras e do Reordenamento Agrário, que reuniu representantes de cinco estados e demais membros do comitê para discutir e propor ajustes nos textos do regulamento e do manual operativo do Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária (PCRF).
A Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Rio de Janeiro (DFDA-RJ) realizou, na manhã desta quinta-feira (29), no auditório da Escola de Nutrição da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), na capital fluminense, mais uma oficina sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
O Programa de Apoio à Infraestrutura nos Territórios Rurais (Proinf) finaliza mais um ano de execução com repasse superior a R$ 2,5 bilhões em todo o Brasil. São 15 anos de história em parceria com estados, municípios e sociedade civil para viabilizar a aquisição de equipamentos e a construção de infraestrutura da produção no campo. A ação é capaz de estimular o crescimento no interior do país ao promover a inclusão produtiva na geração de trabalho, a renda e a autonomia econômica às famílias rurais.
Quem passou pelo Pavilhão de Exposições, em Belo Horizonte, entre os dias 7 e 9 de novembro, pôde experimentar a diversidade brasileira do café. Uma das feiras mais importantes do país, a Semana Internacional do Café (SIC) mostrou que a agricultura familiar tem propriedade para falar sobre o tema.
Nesta quarta-feira (28), o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) oportunizou a mais 18 famílias de trabalhadores rurais baianos a realização do sonho de ter a própria terra. A escritura foi entregue durante o seminário sobre as “Novas Condições de Acesso ao PNCF, que aconteceu em Salvador (BA), como parte da programação da 29ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro).
Gramado, cidade gaúcha famosa pela decoração de Natal, ficará ainda mais encantadora com a Feira da Agricultura Familiar. Entre os dias 6 e 9 de dezembro, cerca de 40 empreendimentos do campo levarão o que produzem de melhor para o Centro de Eventos da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs). A ação é idealizada pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e tem o objetivo de aproximar a vida urbana da rural.

Páginas

Ir para o Topo