SRA

Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) atua na implementação de políticas públicas de governança e de reordenamento fundiário que, por meio de ações complementares à reforma agrária, possibilitam o acesso à terra, a emissão de títulos de propriedade e ações de incentivo a leitura e atividades culturais, permitindo a estruturação e o fortalecimento das famílias que vivem no  campo.

O desenvolvimento dessas politicas se dá de forma descentralizada, com a participação dos Estados, da sociedade civil organizada e dos movimentos sociais de trabalhadores rurais e da agricultura familiar, que atuam no controle social dos Programas.

A SRA tem como missão o combate à pobreza rural, o incentivo a sucessão familiar e o desenvolvimento sustentável de agricultores familiares em todo o Brasil. Desenvolve ainda ações complementares que estimulam o protagonismo de jovens, negros e mulheres, bem como, a convivência com o semiárido e a preservação ambiental, que se somam ao objetivo de fortalecer e de consolidar da agricultura familiar. 

Os programas desenvolvidos pela SRA são periodicamente avaliados e acompanhados por meio de sistemas informatizados, e seus resultados são divulgados semanalmente no Painel de Indicadores, publicação organizada pela Coordenação Geral de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (CGPMA).

Ir para o Topo