Notícias - MG

Cento e vinte e dois prefeitos mineiros receberam, nesta segunda-feira (14), as chaves dos 130 equipamentos que vão auxiliar na recuperação e manutenção de estradas que ligam o campo à cidade. A entrega, que faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), foi realizada no município de Pouso Alegre, em Minas Gerais. Com a ação, mais de 330 mil pessoas que vivem no campo serão beneficiadas.
As estradas vicinais, que ligam o campo aos centros urbanos, são fundamentais para o escoamento da produção da agricultura familiar e à chegada de bens e serviços aos moradores do meio rural. Para a garantia de boas vias, o Governo Federal leva, mais uma vez, aos municípios mineiros, 130 equipamentos que serão utilizados nas obras locais.
As ações do Governo Federal para melhorar a infraestrutura viária de pequenos municípios chegam, mais uma vez, a Minas Gerais.
Escolas municipais de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, começaram a receber alimentos para a merenda escolar produzidos por 21 famílias dos projetos de assentamentos Emiliano Zapata e Canudos, criados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A aquisição dos produtos dos assentados pela prefeitura municipal está sendo feita por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), em um contrato que soma R$ 350 mil.
“Feiras são um importante espaço de difusão e divulgação de tecnologia para o setor agropecuário. De fazer negócios e estimular, a partir da aquisição destes equipamentos, um padrão de tecnologia que aumenta a produtividade e torna mais sustentável a produção agropecuária no Brasil ”, destacou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, nesta sexta-feira (28), em visita à Feira de Agronegócio do Estado de Minas Gerais (Femec), em Uberlândia (MG).
Cem prefeituras mineiras assinaram o termo de doação de equipamentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), nesta sexta-feira (28), em Uberaba. A entrega das 80 motoniveladoras e 39 caminhões-caçamba foi realizada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, e marca o cumprimento de 70% da meta do Governo Federal prevista para o estado. Até o momento, 1.859 já foram entregues aos municípios selecionados, a fim de favorecer a manutenção das estradas vicinais e obras de segurança hídrica. 
O Governo Federal entrega nesta sexta-feira (28) mais 119 equipamentos - 80 motoniveladoras e 39 caminhões-caçamba, da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) marca presença na Feira de Agronegócio do Estado de Minas Gerais (Femec), em Uberlândia (MG), com o Feirão Mais Alimentos. No espaço, agricultores familiares poderão conhecer as condições de financiamento do programa e, inclusive, enviar propostas para aquisição de máquinas e implementos agrícolas. O evento segue até sexta-feira (28), no Parque de Exposição do Camaru.
O município de Rio Paranaíba, em Minas Gerais, recebe mais um Centro de Qualidade do Queijo Minas Artesanal. O Centro será inaugurado nesta quinta-feira (20), às 13h, no Salão Verde – antigo Parque de Exposição. O queijo minas artesanal é o produto de maior importância da agroindústria familiar de Minas Gerais. Cerca de 30 mil famílias em todo o estado têm nele sua principal fonte de renda.  
  As políticas públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para a cafeicultura serão apresentadas no 18º Simpósio sobre Cafeicultura de Montanha no município de Manhuaçu, em Minas Gerais. A palestra será ministrada pelo diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Argileu Martins da Silva, nesta quarta-feira (19), às 17h, no Parque de Exposições.  
A presidenta Dilma Rousseff começou o discurso na entrega de máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), nesta quarta-feira, em Betim (MG), falando das mudanças que essas doações estão promovendo nas cidades brasileiras. Ela lembrou que as estradas vicinais eram abertas e conservadas com equipamentos em mau estado, ou alugados e, até mesmo, com ferramentas manuais. “Eu estou certa, que é por isso, que esse programa tem um papel muito importante em todos os municípios, por dar autonomia aos prefeitos de fazer o que deve ser feito.
  Espaço de referência para a agricultura familiar em práticas agrícolas produtivas, artesanato e de convivência com o semiárido. Esta é a proposta do Centro Vocacional Tecnológico da Agricultura que será inaugurado neste sábado (22), no município de Ponto dos Volantes (MG), às 15h30.  
  Mais 92 máquinas foram entregues pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, a pequenos municípios de Minas Gerais, nesta segunda-feira (17), em Governador Valadares. As máquinas da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) vão ajudar a melhorar a infraestrutura viária de municípios com até 50 mil habitantes.   

Páginas

Ir para o Topo