Notícias

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) participou, nesta segunda-feira (22), do Intercâmbio de Experiências em Boas Práticas em Extensão Rural da Região Sul. O evento tem por objetivo promover a troca de conhecimentos entre a Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai – países do Cone Sul – sobre os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) prestados à agricultores familiares.
É hora do lanche da tarde e você está sem ideia do que fazer para servir? A agricultora familiar Maria Raquel Lovatti, que mora em Iconha, no Espírito Santo, aproveita as bananas orgânicas em seu quintal para fazer um delicioso bolo. A receita é simples, não leva açúcar e o resultado é uma delícia. Leia abaixo a receita: 
A palavra agroecologia está ganhando cada vez mais espaço na agricultura familiar. A saúde, a qualidade de vida e um produto mais valorizado têm incentivado os agricultores a deixarem produções convencionais e investirem na produção agroecológica. Mas os benefícios não param por aí. A produção livre de agrotóxico também ajuda na preservação da biodiversidade da localidade. 
É no município de Bom Jesus, localizado no nordeste do Rio Grande do Sul, nos chamados Campos de Cima da Serra, a 231 km de Porto Alegre, que o jovem produtor Adler Antônio Pinto Nunes, de 33 anos, vem investindo na agroindústria em sua própria queijaria. É lá que ele fabrica o tradicional queijo artesanal Serrano, produto que tem grande importância econômica, cultural e social na região. 
De pequenos produtores rurais, convencionais e orgânicos, a engenheiros agrônomos e secretários municipais de agricultura: diferentes atores da agricultura familiar fluminense participaram das oficinas sobre o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf), no Rio de Janeiro. Eles deixaram as palestras convictos da importância dessa ferramenta para a inclusão social e econômica dos homens e mulheres responsáveis pela produção de 70% dos alimentos consumidos diariamente pelas famílias brasileiras.
Crise hídrica, racionamentos, seca. Economizar água e manter a produtividade tem sido um grande desafio para o homem do campo. Mas, de acordo com especialistas, sistemas simples, como o de irrigação por gotejamento, podem reduzir o consumo, os custos e ainda aumentar a produtividade das lavouras. Tal tecnologia já vem sendo utilizada em propriedades rurais do entorno do DF e é tida como uma das técnicas de irrigação mais eficientes atualmente, pois permite alta uniformidade de aplicação de água e nutrientes às lavouras.
Um grupo de estudantes do ensino médio de Ubaí e Icaraí de Minas, do Norte de Minas Gerais, conheceu, nesta quinta-feira (18), a estrutura da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). Além de conhecer subsecretarias da instituição, os jovens assistiram palestras sobre as características da agricultura familiar e as políticas públicas voltadas para este público. 
Dando seguimento ao planejamento da Subsecretaria de Regularização Fundiária na Amazônia Legal (Serfal) para os meses de abril e maio, o Programa Terra Legal entrega, só nesta semana, 314 títulos. Desta vez, os documentos chegam para tornar realidade o sonho das famílias de agricultores nos estados do Amapá, Amazonas e Maranhão. Já foram entregues cerca de 850 títulos no início deste ano em outros municípios da região amazônica. A Serfal tem o papel de georreferenciar e destinar essas áreas em terras públicas federais.
A unidade de produção de biodiesel da Olfar S/A - Alimento e Energia, localizada em Porto Real, no Rio de Janeiro, é a mais nova detentora do Selo Combustível Social (SCS). Esse componente de identificação faz parte do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), conduzido por uma Comissão Executiva Interministerial da qual a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) faz parte.
Visitar um contrato Ater Quilombolas, que também atende mulheres, e conhecer ações de organização produtiva e econômica executadas pela Universidade Federal do Pará (UFPA) com agricultoras, são algumas das agendas da visita técnica da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) aos estados do Maranhão e do Pará, que começou no último dia 15 e segue até 20 de maio.
Uma cooperação inédita entre o Brasil e a Nova Zelândia para beneficiar a agricultura familiar brasileira e os produtores neozelandeses. Esta foi a pauta da reunião realizada nesta quinta-feira, 18, entre o secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), José Ricardo Roseno, e a embaixadora da Nova Zelândia no Brasil, Caroline Bilkey.

Páginas

Ir para o Topo