Notícias

Carteira de Identidade, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira do Produtor serão emitidos gratuitamente para mulheres rurais de Tartarugalzinho, no Amapá. A iniciativa faz parte do mutirão de documentação da trabalhadora rural a partir do dia 28 até dois de junho.
A invasão e depredação do patrimônio público sempre é uma agressão a toda a sociedade. Democracia é antes de tudo respeito ao bem comum. Vamos continuar o trabalho do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) em defesa dos que mais necessitam. O Brasil precisa de união, não de violência.  Osmar TerraMinistro do Desenvolvimento Social e Agrário 
O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, reuniu-se nesta segunda-feira (16) com servidores e funcionários da antiga pasta do Ministério do Desenvolvimento Agrário e garantiu que as políticas serão mantidas. “Nosso objetivo é fazer com que as políticas sociais e as voltadas para a agricultura familiar, os assentamentos, e a reforma agrária funcionem e avancem”.
O deputado federal Osmar Gasparini Terra, 66 anos, é o novo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário. Nascido na cidade de Porto Alegre, o gaúcho foi escolhido pelo presidente em exercício Michel Temer para comandar uma das pastas mais importantes da área social do governo federal, que também incorporou o desenvolvimento agrário.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) abriu prazo de 30 dias para participação na Chamada Pública do Programa Ater Mais Gestão para seleção de instituições públicas ou privadas prestadoras de serviços de assistência técnica e extensão rural, previamente credenciadas no Sistema de Ater Pública (Siater). O aviso foi publicado hoje (12) no Diário Oficial da União.
Bonita, saborosa e rica em nutrientes, a pitaya, ou fruta dragão, como é conhecida por suas características exóticas, tem conquistado espaço em propriedades rurais do sul do país. E o melhor: espaços que antes eram utilizados para o cultivo de tabaco. Os irmãos Volnei, 51 anos e Valmirei Feltrin 49 anos, do município de Turvo (SC), foram os primeiros agricultores familiares da região a investirem no fruto, com o objetivo de diversificar a produção de tabaco - que foi herdada do pai. “Foi uma ótima troca.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançou o 2º Edital para Seleção Nacional de Boas Práticas de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária.
A reforma agrária na Amazônia Legal ganhou novo fôlego. Nesta terça-feira (10), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias e outras autoridades assinaram o documento que destina quase três milhões hectares para o desenvolvimento de ações de reforma agrária e regularização fundiária do Programa Terra Legal. Também serão destinados 1,3 milhão de hectares para a conservação do meio ambiente. 
“Antes, a energia renovável na agricultura familiar era coisa do futuro. Hoje, essas fontes são uma realidade e estão em funcionamento em propriedades rurais de todo o país”, afirmou o coordenador-geral de Biocombustíveis do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Marco Pavarino. Ele participou de um seminário na Feira Internacional dos Cerrados, a AgroBrasília, que ocorre até o dia 14 de maio, na capital federal.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias empossou, nesta terça-feira (10), em Brasília, os membros titulares e suplentes do Conselho Assessor Nacional e Conselho Fiscal da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). O Conselho Assessor Nacional é composto por 35 membros e o Conselho Fiscal, por três, com igual número de suplentes para cada instância. Ananias é o presidente do Conselho de Administração da Anater, órgão máximo da instituição.
Carteira de Identidade, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Trabalho serão emitidos gratuitamente para trabalhadoras rurais de municípios do Piauí, até o dia 14 deste mês. É o mutirão de documentação que vai passar pelas cidades de Caridade do Piauí, Simões, Conceição do Canindé, São Francisco de Assis do Piauí e Queimada Nova.
Dezessete mil famílias da Bahia, Maranhão e Paraíba terão acesso mais facilitado à leitura por meio do Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A partir desta terça-feira (10), 105 novas bibliotecas farão parte do cotidiano de povoados e comunidades rurais e encurtarão a distância de muitos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas, pescadores e indígenas à literatura.
Agricultores familiares que cultivam babaçu, borracha, cacau, cana-de-açúcar, castanha de caju, tomate, trigo e triticale contam, neste mês, com o bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) para os financiamentos destas oito culturas.
Os municípios de Patu, Messias Targino, Janduís, Paraú, Campo Grande e Upanema, que integram o Território da Cidadania do Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte, serão beneficiados pelo mutirão itinerante do Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais, do MDA, que ocorre de 09 a 14 de maio.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) promove, até amanhã (10), em Brasília, a Oficina de Elaboração do Projeto Pedagógico de Curso de Gestão de Cooperativas da Agricultura Familiar. A capacitação vai atender mil cooperativas, em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas).

Páginas

Ir para o Topo