Governo Federal lança 4ª Edição do Prêmio Margarida Alves

sexta-feira, 21 Março, 2014 - 14:45

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Diretoria de Políticas para as Mulheres Rurais e do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) lançam no próximo dia 24 de março a 4ª Edição do Prêmio Margarida Alves de Estudos Rurais e Gênero. O lançamento está previsto para as 17 horas e ocorrerá durante o II Encontro Nacional dos Comitês de Mulheres dos Territórios da Cidadania, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília.

O Prêmio Margarida Alves tem âmbito nacional e selecionará os melhores trabalhos sobre o tema Mulheres e Agroecologia em três categorias: Ensaio Inédito; Relatos de Experiências; e Memórias. Os trabalhos devem abordar algum dos seguintes tópicos: protagonismo das mulheres na produção e comercialização agroecológica, saberes tradicionais e sistematização de experiências, políticas públicas, organização social, articulação em redes e convivência com os biomas.

A edição deste ano busca promover o desenvolvimento do pensamento crítico a respeito do tema, contribuindo para a formulação de políticas públicas e estimulando a participação de acadêmicos (as), das trabalhadoras rurais e das entidades representativas das (os) agricultoras (es) nesses processos. Serão premiados até quinze trabalhos, entre ensaios e textos, que receberão certificado; publicação impressa dos ensaios, relatos e das redações no formato de coletânea; e um kit de publicações, contendo títulos selecionados e produzidos pelas instituições organizadoras e/ou pelas instituições parceiras. Os vencedores receberão o prêmio individual de R$ 3 mil.

Margarida Alves

A iniciativa é uma homenagem a Margarida Maria Alves (1943-1983), dirigente sindical que, após 12 anos no Sindicato Rural de Alagoa Grande (PB), rompeu com padrões tradicionais de gênero; fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural; lutou contra o analfabetismo, as injustiças, a exploração; defendeu a Reforma Agrária e, em consequência dessa luta, acabou sendo brutalmente assassinada.

Entre os parceiros do Prêmio estão a Associação Brasileira de Agroecologia, a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais (Anpocs) e a Sociedade Brasileira de Sociologia. Também fazem parte dessa parceria os movimentos sociais de mulheres trabalhadoras rurais - Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag; Movimento de Mulheres Camponesas; Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste; Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu; Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar; setor de mulheres extrativistas do Conselho Nacional de Populações Extrativistas; e o setor de gênero do Movimento dos Trabalhadores sem Terra.

O edital completo e as fichas de inscrição estão disponíveis nos sites do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead), além dos e sites das instituições parceiras.

Cronograma

Lançamento: Março 2014
Inscrição: 1º de abril de 2014 a 30 de agosto de 2014
Análise dos artigos e textos: 15 de setembro a 17 de outubro de 2014
Divulgação dos resultados / Premiação: Dezembro de 2014
Publicação de coletânea: Março de 2015

Serviço

Lançamento da 4ª Edição do Prêmio Margarida Alves de Estudos Rurais e Gênero

Data: segunda-feira (24 de março)
Hora: 17 horas
Local: Auditório do Centro de Convenções Israel Pinheiro - SHDB QL. 32 – conj. 1 BL A Lago Sul, Brasília – DF.

 

Mais informações:

Gustavo Macedo – Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais / MDA
(61) 20200656 / (61) 81612500

Carolina Fleury - Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead) / MDA
(61) 2020 0167 / 2020 0178

Ir para o Topo