Notícias

O Governo do Distrito Federal criou sua comissão organizadora do ano comemorativo. O grupo, instituído em dezembro de 2013 e lançado em abril, vai promover eventos e atividades de divulgação da agricultura familiar na Capital Federal e em municípios do Entorno.
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) financia projetos individuais ou coletivos, que geram renda aos agricultores familiares. Nos nove meses do ano agrícola 2013/2014 foram 1,5 milhão de contratos firmados e R$ 16,6 bilhões emprestados para agricultores familiares.
Nesta terça-feira (22), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai entregar mais 125 máquinas - 10 motoniveladoras, 40 caminhões-caçamba e 75 pás carregadeiras - para 115 municípios de Pernambuco. Os equipamentos, que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 Equipamentos), serão entregues pelo ministro do MDA, Miguel Rossetto.
O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto, recebeu em seu gabinete, nesta quinta-feira (17), uma delegação do Quênia integrada pelo ministro de Agricultura, Pecuária e Pesca, Felix Kiptarus Koske; pelo embaixador do país africano no Brasil, Kirimi Kaberia; além de respectivos técnicos e assessores.
  Três estados da Região Nordeste recebem a partir desta segunda-feira (21) o Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural. Ele vai passar por cinco municípios, sendo um em Alagoas, um no Ceará e três na Paraíba. A ação vai até o dia 25 em Alagoas e no dia 30 no Ceará e Paraíba.  O mutirão vai oferecer às mulheres do meio rural e seus familiares a emissão gratuita de documentos civis e jurídicos, além da inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).
A parceria do MDA com as instituições financeiras contribui para o avanço do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O secretário Nacional de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Valter Bianchini destacou essa cooperação, nesta quarta-feira (16), na abertura do Seminário Sistema Nacional de Fomento e o Crédito do Desenvolvimento: Condições e Possibilidades.
Primeiros beneficiários a renegociar a dívida do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na Sala da Cidadania – inaugurada nesta quarta-feira (16), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro –, o assentado Adelício Francisco Belizário e sua esposa, Anaíra Aparecida Belizário, não escondiam a satisfação por terem conseguido resolver sua pendência em apenas alguns minutos. Segundo o casal, antes era muito difícil pegar qualquer documento no Incra, precisavam ir ao local várias vezes.
Em junho, turistas hospedados em hotéis no Rio de Janeiro e na Bahia usarão sabonetes, xampus e condicionadores feitos com extrato de mel produzido por agricultores familiares. Os produtos são da linha de cosméticos lançada nesta quarta-feira (16), em Brasília, pelo projeto Talentos do Brasil Rural – desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo.
Na manhã desta quarta-feira (16), 119 prefeitos de municípios goianos com até 50 mil habitantes, receberam do Governo Federal as máquinas destinadas às obras de infraestrutura nas áreas rurais. Os 119 caminhões-caçamba e as 50 motoniveladoras que chegam as regiões sudoeste e sul do estado contribuirão na melhoria e abertura de novas estradas vicinais, que ligam o campo à cidade, por onde são transportados os produtos de mais de 33 mil famílias de agricultores.
Localizado a 240 quilômetros de Porto Alegre, o município de Vacaria é destaque há anos na produção das maçãs, que abastecem boa parte do mercado nacional. Agora, é o mel produzido ali que estará em evidência nos hotéis das cidades-sede da Copa do Mundo 2014. Essa matéria-prima é ingrediente da primeira linha de amenities Talentos do Brasil composta por sabonetes, xampus e cremes, lançada nesta quarta-feira (16), em cerimônia no Centro de Convenções do Estádio Nacional de Brasília, a partir das 8h30.
A partir desta quarta-feira (16), cerca de 86 mil famílias assentadas terão a chance de quitar ou renegociar dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), relativas aos grupos A e A/C, com até 80% de desconto. O benefício será concedido a partir da inauguração, em Uberlândia (MG), da Sala da Cidadania, portal que possibilita aos beneficiários da reforma agrária e proprietários rurais resolver demandas relacionadas ao Incra de forma simples e rápida, em ambiente virtual.
Apresentar os resultados do Programa Terra Legal Amazônia no ano de 2013 e definir o planejamento para o ano de 2014. Estes foram os principais pontos abordados no 15° Encontro do Grupo Executivo Intergovernamental (GEI), realizado, nesta terça-feira (15), em Brasília. Coordenado pela Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária, o GEI é um grupo de controle social criado para garantir transparência no processo de regularização e destinação de terras federais dos nove estados da Amazônia Legal.
Na reta final para a conclusão das entregas de máquinas em Goiás, o Governo Federal leva mais 169 equipamentos a municípios localizados nas regiões sudoeste e sul do estado. Os 119 caminhões-caçamba e as 50 motoniveladoras beneficiarão mais de 33 mil famílias de trabalhadores rurais de 119 municípios, que utilizam as estradas de chão para levar a produção até a cidade.
Cento e vinte e dois prefeitos mineiros receberam, nesta segunda-feira (14), as chaves dos 130 equipamentos que vão auxiliar na recuperação e manutenção de estradas que ligam o campo à cidade. A entrega, que faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), foi realizada no município de Pouso Alegre, em Minas Gerais. Com a ação, mais de 330 mil pessoas que vivem no campo serão beneficiadas.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) doou nesta segunda-feira (14) em Marcelândia (MT), as glebas Maika (1,092 milhão de hectares) e Cristalino/Divisa (354 mil hectares) para Mato Grosso. A partir de agora, a gestão das terras e a regularização fundiária dos municípios de Marcelândia, Matupá, União do Sul, Nova Santa Helena, Novo Mundo e Alta Floresta passa a ser de responsabilidade do governo do estado.

Páginas

Ir para o Topo