Notícias

O futuro do meio rural brasileiro foi pauta de debate entre Governo e movimentos sociais, nesta quarta-feira (23). O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, recebeu, em Brasília, uma comitiva de diretores da Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura (Contag) para dialogar sobre o processo de negociação do Grito da Terra Brasil (GTB) 2014, ato de reivindicação anual da confederação.
O secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Valter Bianchini, representou o ministro Miguel Rossetto, em reunião do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), realizada nesta quarta-feira (23), em Brasília, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O Ministério do Desenvolvimento Agrário publicou, no Diário Oficial da União, desta quarta-feira (23), o Edital MDA N° 001/2014, referente à retomada do Processo Seletivo Simplificado para trabalhar na Amazônia Legal. As provas objetivas serão aplicadas no dia 25 de maio, no turno da manhã.
Uma evolução extremamente relevante. Assim o secretário de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Valter Bianchini, classificou o debate sobre o Plano Safra 2014/2015, por áreas, no âmbito da Reunião intercomitês do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). O encontro ocorre, quarta-feira (23) e quinta-feira (24), na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Brasília.
Ter mais prazo de carência para começar a pagar a terra, podendo pagá-la em 35 anos, e ainda ter direito a utilizar o Crédito Fundiário para financiar a compra das áreas dos outros herdeiros. Esses foram alguns dos avanços obtidos pelos agricultores familiares com a aprovação nessa terça-feira (22), na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei Complementar (PLP) 362/2006.
Representantes de governos e organizações ligadas à agricultura familiar dos países integrantes do Mercosul se reúnem, nesta quarta (23) e quinta-feira (24), em Montevidéu, no Uruguai, para encontro dos grupos temáticos preparatórios para a XXIª Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf). Os grupos temáticos visam preparar os assuntos que serão objetos de deliberação em junho, na Argentina.
Os moradores da zona rural de 115 municípios pernambucanos passam a contar, cada um, com uma motoniveladora doada pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entregou, nesta terça-feira (22), em Petrolina (PE), mais 125 máquinas. Além das 10 motoniveladoras, foram entregues 40 caminhões-caçamba e 75 pás carregadeiras para os 115 municípios.
Representantes de grupos culturalmente diferenciados, com formas próprias de organização social, de todo o Brasil, têm se reunido em encontros regionais para avaliar e aprimorar a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT). O foco principal das discussões gira em torno do acesso aos territórios e regularização fundiária.
Cerca de 20 técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que integram os mutirões de documentação da trabalhadora rural chegam a mais quatro municípios dos estados do Amazonas e do Pará, neste mês de abril. Eles vão se juntar a, aproximadamente, 30 profissionais de outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais, para realizar a emissão gratuita de documentos para as famílias de agriculturas.
O Governo do Distrito Federal criou sua comissão organizadora do ano comemorativo. O grupo, instituído em dezembro de 2013 e lançado em abril, vai promover eventos e atividades de divulgação da agricultura familiar na Capital Federal e em municípios do Entorno.
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) financia projetos individuais ou coletivos, que geram renda aos agricultores familiares. Nos nove meses do ano agrícola 2013/2014 foram 1,5 milhão de contratos firmados e R$ 16,6 bilhões emprestados para agricultores familiares.
Nesta terça-feira (22), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai entregar mais 125 máquinas - 10 motoniveladoras, 40 caminhões-caçamba e 75 pás carregadeiras - para 115 municípios de Pernambuco. Os equipamentos, que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 Equipamentos), serão entregues pelo ministro do MDA, Miguel Rossetto.
O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto, recebeu em seu gabinete, nesta quinta-feira (17), uma delegação do Quênia integrada pelo ministro de Agricultura, Pecuária e Pesca, Felix Kiptarus Koske; pelo embaixador do país africano no Brasil, Kirimi Kaberia; além de respectivos técnicos e assessores.
  Três estados da Região Nordeste recebem a partir de segunda-feira (21) o Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural. Ele vai passar por cinco municípios, sendo um em Alagoas, um no Ceará e três na Paraíba. A ação vai até o dia 25 em Alagoas e no dia 30 no Ceará e Paraíba.  O mutirão vai oferecer às mulheres do meio rural e seus familiares a emissão gratuita de documentos civis e jurídicos, além da inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).
A parceria do MDA com as instituições financeiras contribui para o avanço do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O secretário Nacional de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Valter Bianchini destacou essa cooperação, nesta quarta-feira (16), na abertura do Seminário Sistema Nacional de Fomento e o Crédito do Desenvolvimento: Condições e Possibilidades.

Páginas

Ir para o Topo