Seu browser não tem suporte a JavaScript.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Brasil.gov.br - Brasil, um país de todos

Ministério do Desenvolvimento Agrário

    Página Inicial > Notícias > Todas as Notícias > REAF abre debates sobre os desafios da agricultura familiar

    REAF abre debates sobre os desafios da agricultura familiar

    17/11/2008

    Cerca de duzentos representantes da sociedade civil e cem dos governos do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia e Venezuela participam, de 22 a 27 de novembro, da X Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf) no Rio de Janeiro. O encontro é realizado a cada seis meses com o objetivo de discutir e formular recomendações acerca de políticas, ações e projetos relacionados à agricultura familiar. As deliberações são encaminhadas ao Grupo Mercado Comum (GMC) e ao Conselho Mercado Comum e, caso aprovadas, passam a ser implementadas no Mercosul.

    Neste semestre, o principal tema em discussão é a criação do Fundo da Agricultura Familiar do Mercosul (FAF Mercosul). O Fundo estará aberto à participação dos estados-membros e tem como objetivo financiar programas e projetos de incentivo à agricultura familiar do Mercosul. A contribuição anual de cada país para constituir o FAF Mercosul será determinada conforme os seguintes critérios: uma contribuição básica de US$ 15 mil; e uma contribuição mínima anual de US$ 300 mil. Esta última será integrada conforme as seguintes porcentagens (estabelecidas com base na média histórica do PIB do Mercosul): Brasil (70%), Argentina (27%), Uruguai (2%) e Paraguai (1%).

    Palestras

    Outro destaque é para a palestra, no dia 23, do ex-ministro da Agricultura do Chile no governo de Salvador Allende e ex-diretor do Instituto de Altos Estudos da América Latina da Universidade de Paris, Jacques Chonchol. A exposição será durante o Curso de Formação de Jovens Rurais. O especialista acredita que a globalização tenha prejudicado a agricultura de subsistência e instituído o trabalho assalariado no campo. Ele defende uma mudança profunda na política de reforma agrária na América Latina e o estímulo à agricultura familiar, como incentivo à tecnologia e à criação de programas de segurança alimentar.

    Além do curso voltado para jovens, a programação da Reaf também prevê três importantes seminários, que irão discutir os impactos das mudanças climáticas sobre a agricultura familiar, o uso da terra por estrangeiros e a questão da segurança alimentar. Serão, ainda, definidas diretrizes para igualdade de gênero nas políticas públicas voltadas para a agricultura familiar.

    Participantes

    A abertura oficial da Reaf contará com as participações do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; do secretário de Agricultura da Argentina, Carlos Cheppi; do ministro da Agricultura e Pecuária do Uruguai, Ernesto Agazzi; do vice-ministro da Agricultura e Pecuária do Paraguai, Henry Moriya; do vice-ministro de Desenvolvimento Rural Integral do Ministério do Poder Popular para a Agricultura e Terras da Venezuela, Gerardo Rojas; do diretor do Instituto Nacional de Desenvolvimento Agropecuário (Indap) do Governo do Chile, Hernan Rojas Olavarria; e do diretor do Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural e de Terras do Paraguai (Indert, Alberto Alderete.

    Também estarão presentes no encontro o gerente de operações da América-Latina e Caribe do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Paolo Silveri, e o consultor de Desenvolvimento Rural Territorial da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Rodrigo Castañeda. Participam, ainda, a delegação de ministros do Conselho Agropecuário Centro-americano e representantes da África do Sul (que querem adaptar a experiência da Reaf para suas regiões).


    Serviço:

    O quê: X Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (Reaf)
    Quando: De 22 a 27 de Novembro de 2008 (abertura oficial no dia 26)
    Onde: Hotel Windsor Guanabara – Av. Presidente Vargas, 392 (Centro- RJ)
    Tel.: 55 21 2195 6000 / Fax: 55 21 2516 1582


    Programação da X Reaf

    Sexta-feira - 21/11

    Chegada das delegações do Curso Regional de Formação de Jovens Rurais. Recepção dos participantes nos hotéis.

    Sábado - 22/11

    Início do Curso Regional de Formação de Jovens Rurais (Clique e veja a programação)

    Domingo - 23/11

    Chegada das delegações. Recepção dos participantes nos hotéis.

    Manhã:

    - Reunião privada da Coprofam
    - Curso Regional de Formação de Jovens Rurais

    Tarde:

    - Continuação da reunião privada da Coprofam
    - Reunião de coordenadores Nacionais e Secretaria Técnica
    - Grupo Temático de Gênero
    - Curso Regional de Formação de Jovens Rurais.

    Segunda-feira - 24/11

    Manhã:

    -Seminário Função Social da Terra – Concentração, Estrangeirização e Uso da Terra (Clique e veja a programação)

    - Grupo Temático de Gênero

    1- Seminário sobre Gestão de Riscos e Mudança Climática (Clique e veja a progamação)

    2- Curso Regional de Formação de Jovens Rurais

    Tarde:

    - Continuação do Seminário Função Social da Terra – Concentração, Estrangeirização e Uso da Terra
    - Continuação do Seminário sobre Riscos e Mudança Climática
    - Curso Regional de Formação de Jovens Rurais

    Noite (21h às 23h)

    - Continuação do Trabalho do Grupo Temático de Gênero

    Terça-feira - 25/11

    Manhã:

    - Grupo Temático de Facilitação de Comércio
    - Grupo Temático de Políticas Fundiárias, Acesso a Terra e Reforma Agrária
    - Curso Regional de Formação de Jovens Rurais
    - Seminário Internacional sobre Agricultura Familiar e Soberania Alimentar no Mercosul (Clique aqui e veja a programação)

    Tarde:

    - Continuação do Trabalho do Grupo Temático de Facilitação de Comércio
    - Grupo Temático de Políticas Fundiárias, Acesso a Terra e Reforma Agrária
    - Curso Regional de Formação de Jovens Rurais

    1- Seminário Internacional sobre Agricultura Familiar e Soberania Alimentar no Mercosul

    Quarta-feira - 26/11

    Manhã:

    - Grupo Temático de Juventude Rural
    - Grupo Temático de Risco na Agricultura Familiar (8h às 14h)

    - Reunião de ministros da REAF e cerimônia de assinatura do Projeto de Cooperação Técnica Brasil-Paraguai: "Políticas de acesso a terra, reforma agrária e fortalecimento institucional do Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural e de Terras (Indert)"

    Tarde:

    - Abertura oficial da X Reaf e inauguração da V Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária

    Quinta-feira - 27/11

    Manhã:

    - Instalação formal das deliberações da X Reaf. Aprovação da agenda e começo dos trabalhos

    Tarde:

    - Continuação das deliberações oficiais da X Reaf.

    Noite:

    - Assinatura da Ata por parte das delegações participantes

    Últimas Notícias
    Enviar por e-mail Envie por e-mail
    Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário
    Esplanada dos Ministérios, Bloco A / Ala Norte - CEP 70054-900 - Brasília - DF